Carrinha com 156 quilos de droga abandonada na A3
Ponte de Lima. Uma viatura foi encontrada abandonada pela GNR com um pneu furado em plena A3. No interior foram descobertos cinco fardos de pólen de haxixe, que valem cerca de 500 mil euros. A carrinha constava para apreensão e as autoridades suspeitam que a droga seguia para Espanha
Cinco fardos de pólen de haxixe, uma quantidade de droga avaliada em perto de meio milhão de euros, foram apreendidos pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Droga da GNR de Viana do Castelo, depois de a viatura, que, presume-se, transportava a droga para Espanha, sofrer um furo num pneu em plena A3, onde foi abandonada.
"Muito provavelmente, o indivíduo ou indivíduos, com receio de substituir o pneu naquele local e serem interceptados por algum motivo, abandonaram a carrinha, ainda com a droga no interior", explicou ao DN fonte ligada à operação.
Tudo aconteceu cerca das 23.00 de sexta-feira na A3, sentido Porto/Valença, já na zona de S. Julião de Freixo, concelho de Ponte de Lima, quando a Renault Traffic, com matrícula portuguesa de 2002, foi avistada na berma. Chamada ao local, uma patrulha da Brigada de Trânsito da GNR de Ponte de Lima constatou o "aspecto de abandono" em que estava a viatura, devido a um pneu furado, tendo solicitado a intervenção do NIC-Droga.
"A carrinha seguia no sentido sul/ /norte, tudo indicando que o destino seria Espanha", explicou a mesma fonte. Ainda durante a madrugada de ontem foi montada uma operação na envolvente da A3, mas segundo a GNR os alegados responsáveis pelo transporte desta droga "não foram detectados".
A droga, um total de cinco fardos de pólen de haxixe, foi então transportada para o destacamento de Viana do Castelo da GNR, onde se constatou o peso de 156,5 quilos, suficiente para 780 mil doses. A preços de mercado, que rondam os 3000 euros por quilo, a droga agora apreendida está avaliada em 469 500 euros. Considerado como o estado mais puro desta droga, cada grama de pólen de haxixe é suficiente para produzir cinco doses para consumo.
A GNR de Viana do Castelo participou a ocorrência ao Tribunal Judicial de Valença. A carrinha utilizada neste transporte de droga constava desde 2006 para apreender.
O Norte de Portugal e a Galiza são duas regiões conhecidas como a principal porta de entrada de droga na Europa, descarregada ao largo da costa através das célebres lanchas "voadoras". No entanto, reconhecem as autoridades, fruto do reforço de meios, as rotas começam a mudar para Portugal, fazendo-se depois o transporte para a Galiza por via terrestre.|