Caros sportinguistas
Ao que parece, a minha crónica de há duas quintas--feiras atrás levantou alguns protestos sportinguistas. Houve mesmo quem se tenha sentido ofendido. Assim sendo, peço, desde já, desculpa. Não era de todo a minha intenção. Quando escrevi que a frase "a partir de agora, cada jogo é uma final" podia aplicar-se "ao Sporting, ao Naval e a todos os pequenos clubes que, por estes dias, se descobrem à nora, à míngua, contando mísero pontinho atrás de mísero pontinho", mas não ao Benfica - quando escrevi isso, dizia, não me passou pela cabeça insultar ninguém, acreditem, nem sportinguistas, nem navalistas, nem adeptos de quaisquer outros clubes de menor dimensão. Para dizer a verdade, nessa altura apenas queria falar do Benfica e dizer que faz parte do benfiquismo, por um lado, querer sempre a vitória (e não apenas "agora", nos momentos de fazer contas) e, por outro, não se rebaixar a lutar por meros prémios de compensação (sabendo-se que, como se diz, o segundo lugar é apenas "o primeiro dos últimos"...). Nunca me passou pela cabeça, juro, perturbar ninguém. Muito menos ofender. Mas, se assim foi, não tenho qualquer problema em voltar a pedir desculpas.
Todos sabem que há três clubes grandes em Portugal - o Benfica, o Porto e o Sporting - e, portanto, quando falei de aplicar a tal frase "ao Sporting, ao Naval e a todos os pequenos clubes" só podia estar a referir-me aos outros clubes mesmo pequenos (e, para que não haja dúvidas, uso aqui a palavra "pequeno" sem qualquer sentido depreciativo, sem qualquer menosprezo pelas várias equipas simpáticas que vão subsistindo pelo nosso país). Ainda assim, peço desculpa se alguém se sentiu ofendido. Mas, caros sportinguistas, deixem-me dizer-vos também uma coisa. Se ser grande não é certamente insultar as mães dos nossos rivais (como fizeram alguns jogadores do FCP, numa boçal demonstração de mau ganhar), por outro lado tem de implicar uma reserva mínima de sentido de humor e poder de encaixe. Apesar disso, repito, se aquele meu "ao Sporting, ao Naval e a todos os pequenos clubes" lhes tocou numa corda de especial sensibilidade, aqui ficam, de novo, as minhas sinceras desculpas.
Quero, aliás, aproveitar a ocasião deste mal-entendido - e porque já não espero grandes reviravoltas - para dar os parabéns ao Sporting pelo 2.º lugar conseguido de forma tão batalhadora e esforçada. Como diz o escritor "merengue" Javier Marías sobre o Barcelona, é bom que os adversários sejam "perigosos" e "malvados" para a coisa ter alguma graça. Parafraseando-o, também eu desejo "longa vida" ao Sporting (ainda que, fatalmente e apesar de todas as dúvidas racionais, vá acabar a torcer, desvairado, por uma vitória do Braga na próxima jornada, a última a última a última).