Caracóis perfeitos

<p>Este ano, os cabelos ondulados e aos caracóis estão totalmente na moda. A inspiração no estilo natural dos anos 1970 é uma das grandes tendências para o próximo Verão. Por isso, durante os próximos meses a ordem é dar descanso aos ferros de alisar e ao secador e deixar os cabelos ondularem livremente. </p> <br class="Apple-interchange-newline" />
Publicado a
Atualizado a

É um estilo descontraído, que pode ser muito sedutor e até ter um efeito rejuvenescedor, mas só se os cabelos estiverem bem tratados. Um bom corte e muita hidratação são dois cuidados essenciais para este estilo cool não parecer desmazelado. Quem tem os cabelos encaracolados, seja por natureza ou por artes de cabeleireiro, sabe que eles se descontrolam facilmente e dão mais trabalho no dia-a-dia do que os cabelos lisos, que têm sempre um ar arranjadinho e impecável. Muitas mulheres queixam-se de não saberem lidar com os «jeitos» e caracóis dos seus cabelos, e de não conseguirem controlar o volume, mas na verdade estes problemas têm solução. Por exemplo, os cabelos encaracolados são muitas vezes tratados com produtos para «cabelos secos», pois apresentam algumas características deste tipo de cabelo: falta de suavidade, tendência para desidratação, pontas espigadas. No entanto, a maioria dos condicionadores e outros tratamentos de hidratação intensiva, por mais que ajudem a deixar os cabelos macios e soltos, não são suficientes para garantir um controlo ideal da forma e do volume. O ideal é investir numa gama de produtos próprios para caracóis, que inclua desde o champô até aos produtos para pentear, passando pelos condicionadores, cremes e máscaras. Hoje em dia, estas gamas são sofisticadas ao ponto de terem produtos específicos para cabelos encaracolados «finos» e «grossos».

Natureza rebelde

A forma dos fios do cabelo e a tendência para crescerem a direito ou ondulados é uma característica hereditária, que está relacionada com o formato do bolbo capilar e do folículo piloso. A configuração dos fios, sejam eles lisos ou ondulados, é mantida por ligações químicas entre as moléculas, algumas das quais se quebram quando entram em contacto com a água – mas este efeito é temporário e as ligações voltam a formar-se quando o cabelo seca. Isto explica porque é que os caracóis ficam mais lisos quando estão molhados e porque é que a humidade estraga os penteados. A única maneira de quebrar definitivamente estas ligações, para impedir que os cabelos retomem a sua forma original depois de secos, é através de processos químicos que estão reservados aos cabeleireiros profissionais: ondulações, «permanentes» e alisamentos profissionais. As novas técnicas do alisamento profissional estão cada vez mais próximas da perfeição, a anos-luz das antigas desfrisagens que estragavam os cabelos e os deixavam «colados à cabeça». Quem não desejar uma mudança tão radical, tem à disposição muitos produtos de styling que permitem escolher entre penteados lisos ou com caracóis definidos.

Como pentear

A primeira coisa que se deve fazer, para facilitar a manutenção dos caracóis em casa, é um bom corte, bem estruturado e capaz de tirar partido dos movimentos naturais do cabelo. Depois, há que investir em bons produtos de tratamento e num bom secador. Quanto mais potente for o secador, mais rápida e perfeita é a secagem (há-de reparar que aqueles secadores fraquinhos, que demoram muito tempo a secar completamente o cabelo, acentuam volume e o aspecto frisado). Finalmente, há que encontrar os produtos de styling adequados. Variedade é o que não falta, e o seu cabeleireiro pode orientar a escolha. Alisar não é a única alternativa; também há fórmulas próprias para definir os caracóis, que são quase sempre enriquecidas com ingredientes hidratantes e protectores para dar um acabamento brilhante e saudável. Estes produtos aplicam-se nos cabelos húmidos, para não lhes dar tempo de voltar ao seu formato natural. Depois, é só moldar os caracóis ou as ondas e deixar o penteado secar ao ar, ou com um secador difusor. Se preferir usar uma placa de ondular eléctrica, não se esqueça de proteger o cabelo do calor, com um produto próprio para esse efeito. Pode, ainda, escolher entre uma fórmula com poder de fixação forte ou mais suave e natural, e dar um acabamento mate ou brilhante ao penteado. Hoje em dia, só não fica com um aspecto natural quem não quiser, mas pode ser preciso fazer algumas experiências até chegar ao resultado que se pretende. O mais importante é não exagerar na quantidade, e para isso deve-se começar por aplicar uma quantidade pequena e ir acrescentando até achar que está perfeito. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt