Candidatos definem posições e português na segunda ronda
Frederico Gil venceu o espanhol David Luque e é, neste momento, o único português na segunda ronda do Estoril Open . Ironicamente, o próximo adversário de Frederico Gil foi o responsável pelo afastamento de Gastão Elias, a jovem promessa vinda do qualifying.
Gil não começou bem a partida com Luque - 1-6, 7-6(5), 6-4 - mas acabou por demonstrar uma preparação mental muito sólida, após a desorientação do primeiro set.
"Demorei algum tempo a encontrar o equilíbrio, mas, por fim, consegui. Acabei a jogar, não o meu melhor ténis, mas o suficiente para bater o adversário", sublinhou Gil, manifestando satisfação por poder voltar a actuar na prova.
Já Gastão Elias, de 15 anos, eliminado pelo 30.º jogador mundial, o russo Dmitri Tursunov, de 23, por 6--2, 6-1, admitiu que pouco mais poderia ter feito. "O Tursunov é muito mais velho que eu, tem muito mais experiência, muito mais força e está habituado a defrontar os melhores jogadores da actualidade", justificou Elias, garantindo ter passado por uma experiência enriquecedora, não tendo faltado sequer, no final um comentário encorajador por parte do adversário: "Bem jogado."
Sem problemas, o russo Marat Safin afastou o italiano Fabio Fognini (6-1, 6-4), um jogador vindo da fase de qualificação, tal como o adversário de Nicolas Lapentti, o polaco Michal Przysiezny. Mas o equatoriano teve mais trabalho para passar à segunda ronda, necessitando de três sets - 6-7 (3), 6-4, 6-4. O espanhol, campeão de 2000, Carlos Moyà, impôs-se ao brasileiro Flavio Saretta, por 6-3, 6-4, num dos jogos que mais público atraiu, e o argentino David Nalbandian, primeiro cabeça-de-série, afastou o francês Nicolas Mahut, por 7-5, 7-5. O jogo do dia, hoje, será o confronto entre os russos Marat Safin e Nikolay Davydenko (court central, depois das 16.00).
Nossa Senhora de Fátima protege jogadores
PROTECÇÃO A Prosegur vigia o recinto, mas a protecção de última instância continua entregue a Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem domina um dos topos do court central. O recurso ao seu auxílio poderá ser discreto, mas é ainda recordado o caso do tenista equatoriano, Andres Gomes que, em 1990, se deslocou ao santuário. De regresso aos courts, conquistou os títulos de Madrid, Barcelona e Roland Garros.
QUADRO FEMININO Frederica Piedade e Magali de Lattre foram eliminadas pelo mesmo resultado (6-1, 6-2). A melhor jogadora portuguesa, Frederica, teve a ingrata tarefa de defrontar a campeã de 2004, a francesa Emilie Loit, enquanto Magali perdeu com a espanhola Lourdes Dominguez Lino.