Candidata de Lula lidera sondagens mas Marina ganha entre famosos
Gisele Bündchen é a última famosa a dar o seu apoio a Marina Silva, a candidata do Partido Verde às presidenciais brasileiras de 3 de Outubro. "Acho que ela é uma mulher que me parece ter muita integridade e acredito no que ela quer fazer. Ela está com o foco certo. Então o meu voto é para ela", disse a supermodelo brasileira em Nova Iorque, durante um evento de angariação de fundos para o Brasil.
Gisele Bündchen junta-se, assim, a um alargado número de artistas que já demonstraram publicamente o apoio à candidata que surge em terceiro lugar nas sondagens. Músicos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Adriana Calcanhoto, assim como actores como Marcos Palmeira e Marcos Winter, apelaram ao voto na antiga senadora do Acre.
Marina parece mesmo a vencedora no que se trata de apoio aos famosos. José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira, recebeu o apoio do actor Carlos Vereza e da actriz Rosamaria Murtinho. Por seu lado, a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, conta com o voto dos músicos Chico Buarque, Wagner Tiso e do actor Paulo Betti. Apesar de ter atraído poucos famosos, a ex-ministra da Casa Civil conta com o apoio do Presidente Lula da Silva, cuja popularidade é de "superstar", lembra o jornal O Globo.
A uma semana da eleição, uma sondagem do Ibope dava ontem a vitória a Dilma Rousseff, com 50% dos votos - menos 1% que na pesquisa anterior, mas mais 1% que no inquérito Datafolha desta semana. José Serra surge em segundo lugar, com 28% (mais três pontos), seguido de Marina Silva, com 12% (uma subida de 1%). Mais uma vez, parece que a denúncia de escândalos na Casa Civil (que anteriormente era liderada por Dilma) não afecta os votos.