Canal de cabo VH1 pop por um dia
O canal VH1 dedica o dia de hoje ao fenómeno da cultura pop. Das 13.00 às 00.00, o canal irá transmitir diversos documentários da rubrica When ... Ruled The World, revivendo momentos marcantes da cultura de massa, assim como programas dedicados a grupos emblemáticos dos anos 60, 70 e 80, tais como os Abba, às 14.00, os Queen, às 16.00, e Madonna, às 18.30.
Os documentários começam às 13.00 com a famosa trilogia Star Wars, de George Lucas. O projecto de ficção científica, na altura rejeitado pelos grandes estúdios de Hollywood, veio a revelar-se como um dos maiores fenómenos da cultura pop de todos os tempos e um marco na história do cinema.
Às 15.00, o canal traça o retrato da música Disco, desde o seu início no apartamento do DJ David Mancuso, famoso pelas suas festas alternativas, até ao mainstream, nos clubes nova-iorquinos. Numa altura em que as editoras garantiam aos seus músicos o estatuto instantâneo de "estrela", nomes como Donna Summer e osChic dominaram as rádios e protagonizaram a Dance Fever.
A viagem temporal continua com o programa Fabulous Life of The Brat Pack, às 18.00, dedicado ao estilo de vida das vedetas do filme para adolescentes mais emblemático dos anos 80. The Brat Pack contou com a participação de Emilio Estevez, Demi Moore e Rob Lowe e ficou conhecido pela legião de fãs gerada em torno da película, que a converteu num símbolo da cultura popular , entre os jovens americanos.
À noite, pelas 21.00, chega a vez do documentário When Super Models Ruled the World, que presta um tributo às rainhas do glamour e mostra como estas influenciaram o mundo da moda, da música, do cinema, da televisão e das artes.
A Playboy encerra o ciclo de documentários, às 22.00. O canal VH1 apresenta o nascimento da revista que deu um forte contributo para revolução sexual americana e a forma como lutou contras as adversidades provenientes duma sociedade conservadora.
A ascensão meteórica rumo ao sucesso da marca de Hugh Hefner é também contada na primeira pessoa. Várias playmates, as famosas "coelhinhas" de Hefner, revelam histórias de bastidores que ajudam a compreender o crescimento da marca e a forma como chegou ao estatuto de ícone pop.
Nas artes, essencialmente nos EUA, a popart associou-se à contemporaneidade e ao ritmo das cidades modernas. Os artistas inspiraram-se nos elementos que caracterizam a vida quotidiana , composto por ritos cíclicos repetidos indiferenciadamente. A banalização dos hábitos de massas, tais como ler um jornal, fazer compras ou ouvir as notícias, passou a ser o objecto da cena artística e também do mundo musical. Os meios de comunicação social garantiram um método de conhecimento das imagens compreendido por todos da mesma forma. Os artistas, em vez de se revoltarem contra este nivelamento, aceitaram-no. Estes extrapolaram as componentes duma realidade mediatizada e desenvolveram projectos da forma mais impessoal possível. As técnicas adoptadas remetem muitas das vezes para cartazes publicitários, para a serigrafia, a fotografia, o spray, a banda desenhada e o desenho comercial. É a par do boom musical que surge, no mundo das artes, os precursores deste movimento para as massas. Do núcleo duro americana destacam-se as fotografias de Andy Warhol, a banda desenhada de Roy Lichtenstein e as estátuas de George Segal.