Câmara para detectar carros roubados é novidade
Na PSP já está uma a circular. Em apenas um mês, esta viatura equipada com uma pequena câmara discreta ligada a uma base de dados onde estão referenciadas as matrículas de carros roubados, já recuperou meia centena de veículos. Os polícias que estão no carro têm com eles um computador portátil com uma lista onde todas as forças de segurança inseriram as matrículas e a descrição de viatura cujo roubo foi participado. Algumas foram roubadas por carjacking. À medida que o carro circula na rua, a câmara vai filmando as matrículas. Logo que uma coincida com alguma da base de dados, dá o alerta. Segundo a chefe de divisão da Prevenção Pública, Virgínia Oliveira, "está a ser concluído um estudo sobre as zonas onde se regista mais este crime e esta viatura será deslocada para esses locais". O mesmo acontece na GNR, onde, segundo o comandante de operações, general Meireles Carvalho, "vão estar operacionais oito viaturas com estas câmaras".
Todas as forças e serviços de segurança, incluindo também o SIS, vão receber informações na hora, sempre que uma delas tenha notícia de um caso de carjacking. Através do Gabinete Coordenador de Segurança foi estabelecida uma espécie de linha directa entre os centros operacionais das polícias, para que sejam informadas de imediato e em simultâneo destas situações. O objectivo é tentar travar que sejam cometidos outros crimes com a utilização da veículo que foi roubado. Na maioria das vezes é isso que acontece. Estas viaturas são normalmente utilizadas para outros assaltos.
Outra novidade este Verão a um nível estratégico é, de facto, a figura do secretário-geral de Segurança Interna e tudo o que isso implicou, quer a nível do planeamento de acções que está feito quer em relação a toda a análise que foi feita pelas equipas mistas, com representantes das polícias e dos serviços de informação. "Esta colaboração foi decisiva", destaca o comandante das operações da GNR. Quer para travar a subida da criminalidade, quer para escolher criteriosamente os alvos a controlar.