Câmara pagou viagem e 38 autarcas visitaram Paris

Publicado a
Atualizado a

Penafiel. Comitiva de 38 presidentes de juntas de freguesia aterrou em Paris para os votos de Ano Novo ao autarca de Sainte-Geneviève-des-Bois, cidade dos arredores geminada com Penafiel. Vereador da câmara assume que os voos custaram 14 886 euros e diz que este valor "não pesa no orçamento"

Um dos eleitos regressou à cidade onde foi pedreiro

Os 38 presidentes de juntas de freguesia do concelho de Penafiel passaram três dias em Paris, França, a expensas da câmara, integrados numa comitiva de 50 pessoas. Os autarcas - alguns fizeram o seu baptismo de voo - participaram na tradicional festa dos votos de Ano Novo do presidente de Sainte-Geneviève-des-Bois, cidade dos arredores de Paris, geminada com Penafiel.

A viagem, realizada no âmbito da geminação entre as cidades, custou 14 866 euros aos cofres da autarquia local - valor que, segundo o vereador Mário Magalhães (PSD), não pesa no orçamento da câmara social-democrata. "Nós só pagámos os bilhetes das viagens, que foram comprados com muita antecedência e que, portanto, ficaram mais baratos. É uma quantia insignificante para os resultados finais", defendeu. Segundo este responsável, a viagem pretendeu recompensar "o esforço, dedicação e voluntarismo" dos autarcas penafidelenses, assim como dar-lhes a oportunidade de conhecer uma realidade diferente.

A ida a Paris permitiu ainda que vários autarcas, ex-emigrantes, regressassem a um país que os acolheu durante anos. A outros eleitos, possibilitou o baptismo de voo. Foi o caso de Francisco Aguiar, presidente da Junta de Freguesia de Luzim. Aos 48 anos, este autarca nunca tinha andado de avião, muito por culpa de uma fobia de sempre. "Não gosto de alturas e tinha medo de transportes aéreos", refere ao DN.

O receio de morrer a bordo de um avião foi ultrapassado com a ajuda dos colegas presidentes de junta, fundamentais na decisão de embarcar na última sexta-feira. "Foi o facto de viajar integrado num grupo que me convenceu a vencer o medo. Mas não me livrei das brincadeiras", conta ao DN.

Tal como Francisco Aguiar, também António Ferreira, 61 anos, visitou a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo ou o Museu do Louvre, em Paris. Mas para o presidente da Junta de Freguesia de Canelas, esta não foi a primeira passagem por França, país para onde partiu em 1971. "Passei a fronteira pela primeira vez de assalto e voltei dez anos depois", recorda. "Fiquei feliz por regressar a um país onde passei parte importante da minha vida", diz.

Quem também gostou da prenda da Câmara Municipal de Penafiel foi António Silva Miguel. Há 39 anos, o agora autarca de S. Miguel de Paredes, hoje com 65 anos, era pedreiro na Cidade Luz, mas a paixão por Paris manteve-se. "Foi uma viagem magnífica. A recepção e o ambiente foram óptimos", frisa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt