Câmara mantém aposta no "Penamacor Vila Madeiro"
O certame vai realizar-se nos fins de semana entre os dias 07 e 25 de dezembro e visa contribuir para preservar o património cultural daquele concelho e atrais mais visitantes à vila, além de se afirmar como mais uma razão para que os filhos da terra regressem neste período.
"Quando as coisas correm bem, é caso para lhes dar continuidade", disse à agência o Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, explicando as razões pela qual este município do distrito de Castelo Branco mantém a aposta neste certame que já se realiza desde 2016.
A promoção do concelho e dos recursos locais ao nível turístico, a atação de visitantes, o contributo para a economia são alguns dos argumentos apontados pelo autarca, que também destaca o facto de este evento contribuir para elevar a autoestima da população e até para a recuperação de alguns espaços que estavam devolutos no centro da vila e que nestes dias se abrem aos visitantes.
A par das atividades que já marcam a tradição natalícia do concelho, o programa conta com animação com animação, música e atividades culturais e desportivas, bem como um mercado de natal que é promovido em espaços próprios de artesanato, exposição e gastronomia, sendo que alguns são criados pelos próprios habitantes no rés-do-chão das suas casas.
Para este ano a autarquia preparou um programa "amplo e variado" e com reforço das atividades do terceiro fim de semana, que será então palco de um convívio para os idosos do concelho e do quinto Passeio Equestre/1º Orihorse.
Outra das novidades será a instalação de uma tenda inteiramente dedicada às crianças, que ficará na na praça do ex-quartel ao longo de todo o evento.
A festa arranca no dia 07 com a inauguração do referido mercado de natal.
No dia seguinte, decorrerá um dos pontos altos do programa, que é a chegada ao centro da vila de dezenas de tratores carregados com os grandes troncos.
O cortejo que é dinamizado pelos jovens que fazem 20 anos e que contam sempre com a ajuda de familiares, amigos e demais populares que se juntam à festa de fazer aquele que é considerado o maior madeiro de Portugal.
A grande fogueira natalícia é ateada no dia 23, às 00:00, momento que é sempre muito concorrido.
CYC