Câmara do Porto analisa na terça-feira apoio financeiro a projetos do "Criatório"
De acordo com a proposta que irá a reunião de câmara na próxima terça-feira e a que a Lusa teve hoje acesso, foram apresentadas 322 candidaturas, tendo sido admitidas 313.
Entre os projetos apoiados estão os de Alexandra Balona e Sofia Lemos, Mário Moura, o grupo de Barcelos Black Bombaim (num projeto com Jonathan Saldanha), o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), a Mala Voadora, Rita Mesquita Barbosa, para além das associações Sonoscopia e Salto no Vazio.
Da lista de vencedores constam também Pedro Jordão, Ana Perez e Quiroga, o Teatro do Frio, a associação cultural Estrutura, Jérémy Pajean e Maria Trabulo, Pierrot Le Fou, Ana Luena Fernandes de Sousa e o Núcleo Sillyseason.
A abertura do concurso foi aprovada a 06 de dezembro de 2016 prevendo a atribuição de apoio a 16 projetos de criação artística, cada um no valor de 15 mil euros, nas modalidades de "Artes Visuais e Curadoria", "Artes Performativas e Programação", "Composição, Programação e Performance Musical" e "Literatura, Investigação e Pensamento Crítico".
Os projetos de criação devem ser desenvolvidos no Porto durante um período mínimo de seis meses e máximo de 12 meses, com apresentação pública -- sob a forma de exibição ou edição, consoante o caso -- no Porto até ao final de 2018.
A Câmara Municipal do Porto explica que lançou o concurso "Criatório" por considerar que "a criação contemporânea deve ser um vetor central no desenvolvimento da cidade" e que "o município pode ter um papel relevante na evolução dos discursos artísticos contemporâneos".