Câmara de Santo Tirso prevê poupar 582 mil euros na iluminação pública em 2018

A Câmara de Santo Tirso prevê poupar este ano cerca de 582 mil euros em eletricidade através da opção pelas lâmpadas de baixo consumo energético na iluminação pública, cuja substituição em 2018 atingirá as 12.300 unidades, informou a autarquia.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia anuncia como "praticamente concluído o contrato de gestão de eficiência energética no sistema de iluminação pública" do município, que prevê a "substituição, a partir do segundo semestre, de 2018 de 12.300 lâmpadas".

Em curso está, também, "a negociação com as Cooperativas Elétricas de Vilarinho e de Roriz", para a substituição de mais 3.500 lâmpadas, um trabalho que o presidente da câmara, Joaquim Couto, citado pelo comunicado da autarquia, considera que tornará em 2019 o município "mais amigo do ambiente".

Consumada a substituição, Santo Tirso "ficará com cerca de 20 mil luminárias com tecnologia LED, o que significará mais de meio milhão de euros em poupança energética por ano", lê-se ainda no comunicado, que avança com uma "redução da despesa global da câmara de 582 mil euros/ano".

O projeto resulta de um "investimento de quatro milhões de euros, por parte da empresa que ficará com a exploração" e que "aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas", refere a autarquia, sublinhando o "custo zero para a câmara" nesta aposta e que permitirá ainda "reduzir gastos de 260 mil euros por ano nestas luminárias".

Segundo Joaquim Couto, "só este contrato vai permitir que nos 12 anos em que estará em vigor, o município possa poupar mais de três milhões de euros".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt