Câmara de Matosinhos e Unidade Local de Saúde constroem novo acesso a hospital
"Este protocolo vai permitir avançar com um projeto de melhoria de acessibilidade dos utentes ao Hospital Pedro Hispano, solucionando um problema antigo, que persiste desde a abertura do hospital, e que por motivos de construção obriga os utentes a percorrer uma rampa de inclinação acentuada", adiantou hoje a unidade de saúde, em comunicado.
O protocolo com vista à construção do novo acesso vai ser assinado quinta-feira, pelas 15:30, entre as duas instituições, numa cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Para resolver de forma provisória este problema antigo, estas duas entidades puseram em funcionamento, a 23 de novembro de 2015, um serviço de transporte gratuito de doentes entre a entrada exterior e a receção do hospital, apelidado de Tuk Boleias.
O custo de funcionamento do Tuk Boleias, de seis lugares, é de 28.750 euros anuais, investimento assegurado e dividido, de forma igual, entre a ULSM e a autarquia.
Além do protocolo, vai ser ainda inaugurada a nova sala de Raio X do hospital, num investimento de 250 mil que visa aumentar a capacidade de resposta e diminuir o tempo de espera dos utentes para a realização destes exames.
"A aquisição de uma nova mesa de RX vem substituir o equipamento existente aumentando a capacidade instalada do Serviço de Imagiologia, que passa a conseguir realizar um maior número de exames", frisou a instituição hospitalar.
Além da aquisição deste novo equipamento, estão ainda previstas obras no Serviço de Urgência, em resposta à necessidade de melhoria das condições físicas para a prestação de cuidados aos utentes e de funcionamento para os profissionais.
"Considerada uma prioridade para a melhoria das condições de atendimento aos utentes que recorrem a este serviço de Urgência, esta intervenção prevê também a aquisição de equipamentos de imagiologia (um RX e um TAC)", acrescentou.