Câmara de Lisboa vai investir 1ME na construção de creche nos Olivais
A proposta, à qual a agência Lusa teve acesso, indica que a 13 de julho a Câmara de Lisboa aprovou o lançamento de um concurso público para esta empreitada, cujo relatório preliminar foi concluído a 05 de dezembro, e dado a conhecer aos concorrentes sem ter havido "qualquer pronúncia".
"O júri do procedimento elaborou o correspondente relatório final, no qual se pronunciou pela adjudicação da empreitada à proposta apresentada pela empresa "Habitâmega, Construções, S.A", pelo valor de 944.835,09 euros, acrescido do IVA à taxa legal de 6%, no montante de 56.690,11 euros, perfazendo o encargo total de 1.001.525,20 euros", aponta a proposta.
O prazo de execução da obra será de 240 dias, mas a proposta assinada pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, não refere quantas vagas está previsto serem criadas naquele equipamento.
Na reunião vai ser também apreciada a aprovação condicionada de um pedido de licenciamento para a construção de um empreendimento turístico na Avenida Recíproca e Rua Conselheiro Lopo Vaz, na freguesia do Parque das Nações.
A proposta, também da autoria do vereador Manuel Salgado, elenca que o empreendimento "prevê a instalação de um hotel com 222 unidades de alojamento e 44 lugares de estacionamento, com 15 pisos acima da cota de soleira, 10.698,95 metros quadrados [m2] de área de construção e aproximadamente 7.450,00m2 de superfície de pavimento".
O projeto está condicionado à "existência de espaços cobertos para parqueamento de bicicletas, de fácil acesso, nos parques de estacionamento ou arrecadações", à "clarificação e/ou retificação da superfície de pavimento proposta, bem como o correto preenchimento da Ficha de Elementos Estatísticos, que em conformidade com os dados validados se verificará a necessidade de consulta à Direção Municipal de Gestão Patrimonial para cálculo de possíveis mais-valias".
A proposta refere que há que ter ainda em conta que "na conceção dos edifícios devem ser considerados parte integrante do projeto de arquitetura os coletores solares térmicos e outros equipamentos técnicos, devendo ser devidamente representados nas peças desenhadas".
No âmbito da mesma freguesia, será também apreciado outro pedido de licenciamento, relativo a um loteamento que prevê a construção de quatro lotes que se destinam ao uso de comércio e serviços, "apresentando entre 11 e 7 pisos (+1 recuado), acima da cota de soleira, e 2 e 3 pisos abaixo da cota de soleira".