Calmantes ao volante sem punição prevista

Publicado a
Atualizado a

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou ontem que a condução sob efeito de benzodiazepinas, substâncias presentes em medicamentos como tranquilizantes, não será punida.

"Se algum teste de detecção registar a sua presença [de benzodiazepinas], o que pode acontecer por os kits de exame à saliva serem importados dos EUA, isso não implica a punição do condutor ou sequer a sua subsmissão a exame de rastreio ou de confirmação, visto não se tratar de substâncias proibidas no âmbito do exercício da condução", segundo comunicado do MAI enviado à Lusa.

De acordo com um regulamento publicado segunda-feira, desde as 000 de quarta-feira, as brigadas de trânsito passaram a fiscalizar, não só o consumo de álcool, mas também todas as substâncias psicotrópicas que afectem a condução.

GNR e PSP dizem ter recebido indicações por parte da Autoridade a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (antiga Direcção-Geral de Viação) para não valorizar os casos de condutores sob o efeito de benzodiazepinas, uma substância presente em vários medicamentos utilizados diariamente por milhares de portugueses, nomeadamente tranquilizantes e ansiolíticos. | LUSA e HERNÂNI PEREIRA-ARQUIVO DN (imagem)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt