Caetano Veloso e Gilberto Gil juntos em Portugal

Dois Amigos - Um Século de Música: o espetáculo assinala os 50 anos de carreira dos músicos brasileiros. A 31 de julho Caetano e Gil juntos no Parque dos Poetas, em Oeiras, no EDP Cool Jazz.
Publicado a
Atualizado a

Há sensivelmente 46 anos Caetano Veloso e Gilberto Gil juntaram-se no Teatro Villaret, em Lisboa, participando então no programa Zip Zip, imagens que até já foram recuperadas pelo documentarista brasileiro Mateus Machado para o documentário Tropicália (2014). Este ano, a 31 de julho, estes dois vultos maiores da música popular brasileira (MPB) voltam a unir-se num palco português, levando até ao Parque dos Poetas, em Oeiras, a digressão conjunta que celebra o meio século de carreira de cada um, concerto integrado na edição deste ano do EDP Cool Jazz.

Quando Caetano Veloso e Gilberto Gil passaram por Lisboa a 4 de agosto de 1969 não tinha passado ainda um mês desde que ambos tinham abandonado o Brasil, depois de terem passado dois meses na prisão e outros quatro em prisão domiciliária. Como figuras de proa do movimento Tropicália, a atitude destas duas vozes subversivas era não só uma ameaça ao regime militar que tinha sido instituído no Brasil em 1964, como ia contra o cânone que a esquerda de então queria estabelecer, abraçando ambos tanto a cultura pop britânica e americana como os ritmos tradicionais do nordeste brasileiro.

Em Portugal Caetano Veloso e Gilberto Gil apresentam-se apenas com voz e violão. O espetáculo Dois Amigos - Um Século de Música antes vai passar por cidades como Londres, Copenhaga ou Barcelona. Para o EDP Cool Jazz os bilhetes custam entre 25 e 75 euros.

Veja aqui o vídeo de Caetano Veloso e Gilberto Gil juntos em Lisboa em 1969, no programa Zip Zip:

[youtube:w9ic0jCuXGM]

Veja aqui o vídeo de Caetano Veloso em Alegria, Alegria (1967)

[youtube:eC4lwEvG3AE]

Veja aqui o vídeo de Gilberto Gil cantando Domingo no Parque (1967)

[youtube:Zbv3M-AdxC0]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt