Cadeia francesa Maison Albar abre no Porto 1º hotel com portugueses no topo da lista

Os portugueses são os principais clientes no Le Monumental Palace do Porto, primeiro hotel da cadeia francesa Maison Albar Hotels em Portugal, e a taxa de ocupação para o primeiro ano é 55%, avançou hoje fonte da unidade hoteleira.
Publicado a
Atualizado a

Em entrevista à Lusa no âmbito da inauguração oficial do hotel Monumental Palace do Porto agendada para esta terça-feira, Floris Boyen disse que a cadeia francesa estima ter uma taxa de ocupação de 55% no primeiro ano de funcionamento naquela unidade hoteleira de luxo.

"Seria um bom resultado", assumiu Floris Boyen, referindo que nos primeiros três meses de funcionamento o Le Monumental Palace, imóvel neoclássico localizado na Avenida dos Aliados do Porto, registou uma taxa média de ocupação a rondar os 34%, sendo que o principal cliente é português. Em segundo lugar aparecem os clientes de nacionalidade francesa e em terceiro lugar a brasileira. Os espanhóis e ingleses aparecem ambos no quarto lugar.

O Le Monumental Palace recebeu obras de requalificação na ordem dos 30 milhões de euros pela Mystic Invest, presidida por Mário Ferreira, e diretor executivo da Douro Azul, empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal.

O edifício projetado pelo arquiteto italiano Michelangelo Soá e datado de 1923 foi depois vendido por 38 milhões de euros ao grupo francês Paris Inn Group, dono da cadeia hoteleira de luxo Maison Albar, abrindo em novembro transato com 76 quartos - 40 superiores, 23 'deluxe' e 13 suites, biblioteca, bar, café, restaurante, 'lounge', ginásio, uma zona de piscina interior aquecida e o Le Monumental Nuxe Spa.

O Café Monumental, uma 'brasserie' (cervejaria) de estilo parisiense, com cozinha tradicionalmente francesa, onde se pode degustar 'foie gras' que chega de França semanalmente, e o restaurante Le Monument, com sugestões do chefe gaulês Julien Montbatut de alta cozinha moderna reinterpretando a tradição francesa, são alguns dos destaques dos proprietários.

A abertura do hotel aconteceu com cerca de um ano de atraso face ao inicialmente planeado, em parte devido a problemas relacionados com a construtora Soares da Costa, que se encontra em Processo Especial de Revitalização e atravessou várias dificuldades financeiras durante a obra, que acabou por ser concluída pela Alberto Couto Alves.

Na altura, o empresário Mário Ferreira disse aos jornalistas que vendeu o Monumental Palace ao Paris Inn Group por lhe ter sido apresentada uma proposta "irrecusável".

O Paris Inn Group dedica-se à gestão e promoção de hotéis independentes de 5 e 4 estrelas e administra atualmente 30 hotéis, com um total de 1.793 quartos e mil funcionários, lê-se na página da Internet do grupo.

Esta terça-feira, os espaços comuns do hotel, como o café, bar, restaurante e spa vão estar abertos ao público com geral, que está convidado para um 'cocktail' na Le Monumental Palace, em sinal de agradecimento aos portuenses, desvendou Floris Boyen.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt