Caça aos truques escondidos nas 'webpages'

Os 'geeks' do mundo <i>online</i>, programadores ou <i>designers</i>, divertem-se ao esconder pelos <i>websites</i> pequenos segredos virtuais - conhecidos como "ovos da Páscoa". Descubra alguns destes exemplos, criados para diversão dos utilizadores.
Publicado a
Atualizado a

"É algo inesperado que te faz sorrir", começa por explicar Andy Clarke, dono de um estúdio de web design, à BBC. "É divertido deixar estas coisas e penso se as pessoas irão notá-las, e quanto tempo irá demorar". No seu site, por exemplo, Clarke tem um "ovo" que diz nunca ter sido descoberto.

No entanto, outros já o foram:

- Conhecido como o "Código Konami", usado para desbloquear truques em vários jogos, a sucessão de comandos cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, b, a. é também utilizado para revelar os 'ovos da Páscoa' em vários websites. Experimente fazê-lo com as setas do teclado, clicando depois em "b" e "a", no website Vogue.co.uk , em Digg.com ou ainda no Buzzfeed.com.

- É possível aceder ao motor de busca Google ao escrever "466453.com" na barra de endereços - o equivalente às teclas usadas nos telemóveis para escrever Google. Também é possível fazer uma visita à Tardis, da série Doctor Who, através de uma cabine londrina no Google Maps. Aceda aqui e em seguida clique nas setas duplas.

No entanto, a Google não se fica por aí e revela-se uma profissional dos "ovos de Páscoa". Em www.google.com escreva "do a barrel roll", "askew" ou "Zerg Rush" e veja os resultados de imagens para "Atari Breakout"...

Ao procurar-se por "recursion" o motor de busca irá sugerir no "Você quis dizer...?" a mesma palavra, "recursion": a brincadeira explica-se com o significado da palavra que remete para um processo de repetição.

Numa outra brincadeira, se procurar por "answer to life, the universe and everything", a resposta será: 42. Aparentemente, alguns trabalhadores da Google são fãs do livro de Douglas Adams À Boleia Pela Galáxia e decidiram incluir no motor de busca a resposta dada na obra de Adams.

Das 46 línguas que a Google disponibiliza para fazer as suas pesquisas, está incluída Klingon - a língua falada nos filmes Star Trek -, a versão Pirata e Hoterlino Troca-Letras - relacionado com os desenhos animados Looney Tunes.

- Se o código fonte da página de alguns websites não passam, precisamente, de códigos, outros escondem agradáveis surpresas, como no caso do site da Kit Kat (na página inicial clicar com o lado direito do rato e depois: "ver código fonte da página").

- Entre na página Youtube, escolha um vídeo, clique na seta da direita do teclado e escreva "1980". Acima do vídeo que escolheu irá surgiu o jogo Missiles Command. É possível ver outros "ovos" ao procurar por "do the harlem shake" ou "doge meme". Os fãs da saga Star Wars poderão usar "A Força" ao mexer o rato depois de escreverem "use the force luke".

- O site de apostas Sky Bet tem uma fuga rápida para os que não querem ser apanhados a fazê-las. Ao lado do botão para compartilhar no Facebook, um homem com um sinal de perigo afirma "Boss? Look busy!" quando passa com o cursor do rato, clique e veja o resultado...

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt