Butler: só faltou final feliz numa bonita história

Pequena universidade  de Indianapolis chegou às finais da NCAA.
Publicado a
Atualizado a

Uma pequena universidade de Indiana, chamada Butler, tornou-se famosa este fim-de-semana por ter sido finalista da Liga Americana de Basquetebol Universitário (NCAA). Apesar de ter perdido com a Universidade de Duke, por 61-59, a formação de Indianapolis foi o grande destaque desta edição da prova.

Depois de ter vencido as universidades de Ohio e Xavier, em Dezembro, Butler derrotou as universidades de Siracusa, Kansas State e Michigan State no seu caminho para a final de ontem no Estádio de Lucas Oil, a poucos quilómetros da sua sede, a Hinkle Fieldhouse, construída em 1928.

A Universidade de Butler é uma pequena instituição privada, com cerca de quatro mil estudantes (Duke tem o triplo), sem dormitórios para os atletas, nem recinto para treinos. Todavia, a instituição fez uma aposta forte no basquetebol depois da II Guerra Mundial. Como curiosidade refira-se que foi fundada pelo advogado Ovid Butler, defensor da abolição da escravatura, em 1855.

A diferença entre as duas finalistas da NCAA é considerável: Duke gastou cerca de dez milhões de euros no seu programa desportivo do ano passado, enquanto Butler apenas despendeu um milhão, segundo dados do Departamento de Educação dos Estados Unidos, revelados pelo jornal The New York Times. Duke, que somou o seu quatro título na NCAA (ver caixa), amealhou quatro mil milhões de euros em doações, enquanto Butler apenas recebeu 109 milhões de euros, de acordo com a U.S. News & World Report.

O êxito dos bulldogs - a alcunha da equipa de Butler - na Liga motivou um aumento do pedido de admissão na universidade. No dia a seguir à vitória frente à Universidade de Kansas State foram recebidas 300 novas candidaturas.

Refira-se que os bulldogs são campeões da Horizon League, uma competição pouco conhecida.

A Universidade de Butler localiza-se no estado americano de Indiana, que é conhecido como o berço do basquetebol americano. Em 1893, Nicholas McKay e James Naismith, fundador do basquetebol dois anos antes, estabeleceram as bases da modalidade em Indiana.

"O romantismo que o povo de Indiana tem pelo basquetebol é indiscritível", salienta Chris May, do Passeio da Fama do Basquetebol do estado, em declarações à Associated Press.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt