Burberry inaugura primeira loja própria em Portugal

Publicado a
Atualizado a

A marca inglesa Burberry vai abrir a primeira loja própria em Portugal em Fevereiro de 2006, depois de uma presença exclusiva em 67 lojas multimarca. O investimento inicial no espaço da Avenida da Liberdade, em Lisboa, ronda os 840 mil euros, mas vai integrar apenas a colecção de mulher e acessórios. A abertura de novas lojas exclusivas terá de aguardar uma avaliação prévia deste novo negócio. "Se tudo correr bem, vamos abrir uma segunda loja no Porto", afirmou ao DN Ronald Broadheim, presidente do grupo que representa a marca em Portugal.

Este investimento resulta de um esforço de abertura da marca ao retalho, estratégia que a Burberry tem vindo a implementar desde 1997. O volume de vendas estimado só para o espaço da Avenida da Liberdade, onde está incluído o negócio da Betty Barclay, Timberland e Furla (representadas pelo grupo Brodheim), é de 2,5 milhões de euros em 2006. Só a Burberry deve ser responsável por 1,5 milhões de euros de vendas, de acordo com Ronald Brodheim. Depois do primeiro ano, é esperado "um crescimento entre 15% e 18% das vendas da marca". Nos últimos anos, as vendas da empresa fundada por Thomas Burberry - o criador da primeira gabardina - aumentaram entre 22% e 24%, mas em 2004 o crescimento mostrou sinais de estagnação.

Ronald Brodheim considerou que " a marca tem crescido muito e que no ano passado deu provas de ter um plafond sustentado". A crise económica, por outro lado, também foi um factor importante nesta quebra de vendas. A aposta no retalho vem, por isso, "ajudar a consolidar a imagem da marca e o negócio nas lojas multimarca. Esta e outras aberturas têm o objectivo de solidificar a marca. O conceito misto dá mais força e solidez em termos estratégicos", concluiu.

A aposta numa rede de lojas vai depender da evolução do negócio em Lisboa, mas ainda da oferta imobiliária, já que para que a totalidade das gamas da marca sejam englobadas, a loja tem de ter um espaço mínimo de 800 metros quadros, o que é difícil encontrar em lojas de rua e em zonas nobres.

Actualmente, o negócio da Burberry em Portugal depende maioritariamente do segmento de senhora, que representa 45% das vendas. O universo de homem tem uma fatia de 33% e o dos acessórios absorve 22%, mas os segmentos de golfe e criança começam também a ganhar mais peso. Dos cerca de 67 pontos de venda, resta ainda salientar a existência de 9 corners (espaços já com alguma dimensão e exclusivos da Burberry numa loja multimarca), que asseguram sobretudo uma oferta de acessórios e de pronto-a-vestir para senhora.

A Burberry nasceu em 1851 e a primeira loja foi inaugurada em 1891 em Basingstoke, Inglaterra. Estima-se que meio milhão de soldados tenham usado as gabardinas da marca durante a I Guerra Mundial. Diz-se que o rei Eduardo apanhou o hábito de dizer "dêem- -me a minha Burberry!"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt