Brisa cria Via Verde europeia

Publicado a
Atualizado a

A Brisa registou este ano uma patente europeia de um novo identificador que combina várias tecnologias, o que permitirá viajar pela Europa e pagar as portagens através da Via Verde

A Brisa desenvolveu um novo identificador com tecnologia GPS, GSM, GPRS e radiofrequência que permitirá a interoperabilidade em toda a Europa. Ou seja, num futuro próximo, será possível viajar e pagar portagens nos vários países através da Via Verde. Esta tecnologia, que está a ser desenvolvida desde 2005 pela Brisa em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), foi este ano patenteada a nível europeu e será "estendida aos mercados dos EUA", afirmou ao DN Jorge Sales Gomes, director de inovação e tecnologia da Brisa.

A única razão por que este identificador, cujo preço rondará o "custo mínimo de um GPS", ainda não está a ser comercializado é o facto de a Aenor e Lusoponte, concessionárias concorrentes da Brisa, não "estarem preparadas para comunicar com aquilo que é a tecnologia definida por uma norma europeia", explica este responsável. "O Governo tem tentado pressionar os operadores neste sentido, mas estamos a adiar há três anos a entrada no mercado", salienta Jorge Sales Gomes.

Apesar de acreditar que durante o próximo ano este impedimento "pode resolver-se", a Brisa já está a pensar na hipótese de comercializar o novo identificador "fora de Portugal". "Nos outros países há condições para introduzir a tecnologia, na Alemanha já sabem que a possuímos e estamos a tentar demonstrá-la na Holanda", revela.

A grande vantagem deste novo identificador é que concilia as várias tecnologias utilizadas na Europa: é que apesar de a maior parte dos países utilizar a radiofrequência, tal como indica a norma europeia, a Alemanha utiliza o GPS, o que dificulta a interoperabilidade. Enquanto a comunicação por radiofrequência é feita através de antenas, o GPS acumula a informação no carro e esta depois tem de ser enviada para a central - daí o identificador conseguir comunicar através de GSM e GPRS, tal como os telemóveis. A Brisa está já a estudar a aplicação desta inovação noutras áreas, como por exemplo a logística.|

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt