Braval "vira" empresa intermunicipal detida pelos 6 municípios do Baixo Cávado
O presidente do Conselho de Administração da Braval, Rui Morais, disse hoje à Lusa que se trata apenas de uma alteração jurídica, que permitirá "agilizar processos".
"Atualmente, qualquer decisão tem de ir a Lisboa, mas quando a empresa passar para multimunicipal o poder de decisão estará nas mãos dos seis municípios acionistas", referiu.
Responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, a Braval assumirá, em 2021, a designação de empresa intermunicipal, deixando a concessão de sistema multimunicipal.
"Para os trabalhadores e para os munícipes, não muda nada e a empresa continuará a sua atividade como até aqui, só que outra liberdade para tomar decisões", acrescentou Rui Morais.
Criada em outubro de 1996, a Braval constituiu-se num sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos, estando 79% do capital nas mãos da Agere, empresa municipal de águas, efluentes e resíduos de Braga detida a 51% pelo Município de Braga e a 49% por capital privado.
O restante capital da Braval está distribuído pelos municípios de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
Esta estrutura materializa a concessão atribuída pelo Estado, cujo prazo caduca em outubro de 2021.
Citado num comunicado municipal, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu que a Braval, depois de adotar a designação de empresa multimunicipal, "vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos".
"A Braval é um bom testemunho de cooperação supramunicipal e representa o compromisso de todas as entidades públicas de servir a população", sublinhou o autarca, destacando que a empresa "tem registado uma enorme evolução ao longo dos tempos, assumindo-se como um projeto de vanguarda no setor".
A passagem da Braval para empresa multimunicipal será submetida às assembleias municipais dos seis concelhos envolvidos.
Desde a sua constituição, a Braval passou a abranger uma população de cerca de 300 mil habitantes, produzindo atualmente mais de 120 mil toneladas por ano de resíduos.
Em 2018, a Braval recolheu mais de 17 mil toneladas de resíduos recicláveis nos ecopontos existentes na área de abrangência, um aumento na ordem dos 8% e que estabelece um novo recorde desde o início daquela atividade.