Brasília pode ser alvo de ataque terrorista

O espaço aéreo de Brasília é vulnerável a um ataque terrorista, que poderia utilizar uma avioneta para atingir prédios públicos na capital brasileira, noticia hoje a imprensa local.<br />
Publicado a
Atualizado a

O alerta consta de um telegrama secreto da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e divulgado pela organização WikiLeaks. No dia 28 de Março de 2009, o então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, comentou num telegrama a aplicação de uma lei brasileira que permite o derrube de avionetas hostis.

A Lei do Abate foi aprovada em 1998, mas passou a vigorar de maneira plena somente após 2004, quando foi regulamentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobel relatou aos seus superiores, segundo revela o jornal Folha de São Paulo, um episódio ocorrido a 12 de março de 2009, quando um homem roubou uma avioneta nos arredores de Brasília.

A avioneta foi acompanhada por caças da Força Aérea Brasileira até despenhar-se no estacionamento do maior centro de compras de Goiânia, capital do Estado de Goiás, matando seus dois ocupantes.  "[O caso] Iluminou uma vulnerabilidade para acções com potencial terrorista, dado que a decisão [de atirar] não teria sido tomada a tempo de impedir o piloto se ele tivesse condições de jogar seu avião em um alvo, ou outro prédio, inclusive em Brasília", refere o telegrama.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt