Brasil quer abrir base espacial de Alcântara para uso comercial em 2019

A Força Aérea Brasileira (FAB) quer abrir a sua base espacial de Alcântara para uso comercial até 2019, estando a negociar um acordo com os Estados Unidos da América sobre a propriedade intelectual de foguetes espaciais e satélites.
Publicado a
Atualizado a

"O Brasil pretende estabelecer um acordo para a proteção dos direitos de propriedade intelectual com os Estados Unidos, que irá permitir o uso comercial da base de Alcântara no próximo ano", disse Luiz Fernando de Aguiar, chefe do Programa espacial brasileiro, durante uma visita de jornalistas a Alcântara.

Localizada no norte do Brasil, no estado do Maranhão, Alcântara oferece as condições ideais para lançamentos espaciais graças à proximidade com a linha do Equador, o que permite economizar quase 30% do combustível e transportar uma carga mais importante.

Mas, para lançar satélites, o Brasil deve assinar um acordo com os Estados Unidos sobre a proteção da propriedade intelectual de foguetes e satélites.

As negociações, que começaram nos anos 2000, estiveram paralisadas durante vários anos, até serem retomadas em 2017.

O programa espacial brasileiro está marcado por vários acidentes, como a explosão de um lançador de satélites na base de Alcântara, em 2003, que matou 21 pessoas e destruiu parte das instalações.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt