Braga apresenta queixa-crime contra Jorge Teixeira
O Braga apresentou uma queixa-crime no passado dia 14 de Outubro de 2009 contra o empresário Jorge Teixeira, que, supostamente, aliciou, utilizando o nome do clube minhoto, os três capitães de equipa do Leixões, Nuno Silva, Hugo Morais e Joel, para a equipa de Matosinhos pontuar no jogo com o Benfica.
O Sporting de Braga emitiu hoje um comunicado no seu site, revelando o seu ponto de vista do que está a acontecer.
O comunicado: "Na sequência das notícias hoje vindas a público, e para esclarecimento da opinião pública em geral e defesa do seu bom nome, o SC Braga vem prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Em 14 de Outubro de 2009, o SC Braga apresentou uma queixa-crime contra o sr. Jorge Teixeira, na sequência de informações que recebeu, que a pessoa em questão teria usado o nome desta instituição numa suposta tentativa de aliciamento de jogadores, no sentido de condicionar a prestação dos mesmos no jogo SLB-Leixões.
2. O SC Braga não tem nem nunca teve qualquer tipo de relacionamento com o sr. Jorge Teixeira.
3. O Sp Braga não hesitou em avançar com a referida queixa, logo que teve conhecimento do ocorrido, apesar das pressões que sofreu para não avançar com a mesma, provavelmente por quem possa temer o desfecho da situação.
4. O Sp Braga sempre pautou a sua conduta pelo respeito pelos regulamentos desportivos, pela verdade desportiva e pelo fair-play dentro e fora dos relvados.
5. A ligação do nome do Sp Braga a estes factos, apenas pretendeu denegrir o bom-nome e imagem desta instituição, tendo por isso mesmo sido apresentada a participação crime.
6.O Sp Braga aguarda que as autoridades judiciais averigúem cabalmente esta situação e que se encontrem todos os responsáveis pela mesma, pois o SC Braga não crê que toda esta situação seja da livre recriação do Sr. José Teixeira.
7. O Sp Braga alerta ainda as autoridades judiciais bem como as desportivas,para o ambiente de suspeita e guerrilha que tem sido criado através de produção de situações e da divulgação das mesmas junto de órgãos de comunicação social, com a intenção clara de desestabilizar o Sp Braga gerando um ambiente lesivo dos interesses desta instituição.
8. Toda esta estratégia, certamente interessa a alguém, e devem as autoridades investigar cabalmente no sentido de apurar o responsável pelas mesmas e agir em conformidade.
9. O Sp Braga não concebe como situações que se encontram ao abrigo do segredo de justiça judicial e desportiva, sejam constantemente tornadas públicas e sempre de forma a tentar manchar a imagem do SC Braga e do futebol português.