BPN foi escolhido para vender moedas como parceiro do Euro
O Banco Português de Negócios ( BPN ) foi escolhido para ser a principal instituição responsável pela colocação no mercado das moedas comemorativas do Euro 2004. Um facto que explica a razão por que é que os cerca de cinco milhões de moedas foram envolvidos na nacionalização do banco, este ano, e que decorre da escolha da instituição como parceira da organização portuguesa do Campeonato Europeu de futebol de há quatro anos.
Segundo se pode ler no Decreto-Lei 275/2003, "o Ministério das Finanças coloca à disposição da Federação Portuguesa de Futebol (...) a percentagem remanescente, correspondente a 50% do diferencial entre o valor facial e os correspondentes custos de produção, relativamente às moedas efectivamente colocadas junto do público".
De acordo com o que noticiou, em Setembro, o Correio da Manhã, a Federação (FPF) recebeu, por isso, cerca de 25 milhões de euros pagos pela Direcção-Geral do Tesouro. Contactada pelo DN, a FPF não esclareceu este dado. No entanto, o facto de a legislação sublinhar que esse pagamento diz respeito "às moedas efectivamente colocadas junto do público" levanta dúvidas sobre a que título recebeu a FPF os tais 25 milhões de euros, já que a esmagadora maioria da emissão não chegou a sair dos cofres do BPN .
Ao que soube o DN, as seis moedas que integram a emissão comemorativa do Euro 2004 foram distribuídas, durante o evento, a convidados e alguns voluntários que trabalharam para a organização. Uma distribuição que visou, sobretudo, as moedas de maior valor (cunhadas em ouro e prata proof). Contudo, esta fasquia representa cerca de 5% do total da emissão, sendo o restante moedas de prata corrente.
O BPN foi o principal parceiro bancário do Euro 2004. A sede da organização ficou instalada num edifício situado na Av. da República, em Lisboa, propriedade do banco então liderado por José de Oliveira Costa. Duas das maiores referências da selecção nacional de futebol - o capitão Luís Figo e o seleccionador Luiz Felipe Scolari - deram a cara por campanhas publicitárias do banco. E a marca BPN esteve, por várias vezes, associada ao evento. Estas ligações ajudam a compreender como é que o BPN teve praticamente o exclusivo de uma colocação de moedas de dimensão superior ao habitual. P.F.E. e A.P.P.