Boom de audiências traz clássicos de volta ao Cartoon
Assim que começou a falar "a língua das crianças portuguesas", o Cartoon Network saltou para o topo da tabela de audiências dos canais infantis, tornando-se o segundo mais visto. No último ano, registou um crescimento de mais de 105%, deixando para trás o eterno rival Canal Panda e encurtando a distância que o separa do Disney Channel.
Em exclusivo para o DN, Pierre Branco, diretor-geral do canal infantil para o sul da Europa e África, explica este boom de audiências. "O problema era o canal não falar a língua das crianças portuguesas. O relançamento há quase dois anos, em português, fez toda a diferença. E temos a sorte de ter programas muito criativos, que funcionam no mundo inteiro", justificou.
Esta nova vida do Cartoon Network trouxe ainda mais sucessos: em agosto, pelo sexto mês consecutivo, foi líder absoluto de audiências entre o público-alvo masculino. Junto da classe feminina, é já o segundo mais visto, ultrapassando, mais uma vez, o Canal Panda e o Disney Júnior.
No universo total dos espectadores, os resultados são ainda mais notáveis. "O Cartoon Network orgulha-se de ter entrado no top 10 dos canais mais vistos da televisão portuguesa. Estamos em nono lugar", sublinhou Pierre Branco. Esse crescimento, frisa ainda o diretor- -geral, deve-se, sobretudo, à "originalidade". "Um dos rasgos fundamentais do nosso canal é a originalidade. É importante dizer que o nosso processo criativo é muito aberto. Temos um grupo de criativos, basta um deles dizer que tem uma ideia e, se for boa, terá dinheiro para produzir uma série. Isso não é assim noutras empresas que fazem desenhos animados. Por isso é que temos uma identidade muito forte."
Para a nova temporada televisiva, as novidades são mais que muitas. Doraemon, o famoso "gato cósmico" que esteve em antena no Panda desde meados da década de 1990 e que, desde fevereiro deste ano, passou a pertencer ao clube do Cartoon, começou já este mês a transmitir novos episódios. Tal como o popular Regular Show, que continua a seguir de bem perto as trafulhices do guaxinim Rigby e do gaio-azul Mordecai. Em outubro, regresso também marcado para séries "âncora" do canal como Hora de Aventuras (17 de outubro), Titio Avô (10 de outubro) e Ben 10: Omniverse (12 de outubro).
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.