Bombeiros salvam quinta da família de Tiago Monteiro

Publicado a
Atualizado a

Um incêndio deflagrou ontem, por volta das 09.00, na Quinta de S. Bernardo, em Barqueiros, Mesão Frio - propriedade da família do piloto de Fórmula 1 Tiago Monteiro. Os bombeiros conseguiram evitar a destruição total da casa, bem como a propagação das chamas à adega. O telhado da vivenda, construída em meados dos anos 50 do século passado, ficou completamente destruído pelo fogo, estando os prejuízos orçados em "milhares de euros", de acordo com os proprietários.

O incêndio foi combatido pelos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, num total de 30 homens e sete viaturas. Para um mais rápido combate ao sinistro contribuiu não só a piscina da quinta assim como a proximidade do rio Douro. A Quinta de S. Bernardo fica situada em Barqueiros, junto à estação da CP, e é bordejada em toda sua extensão pelo rio Douro, sendo ainda atravessada pela linha do Douro. Produz cerca de 300 pipas de vinho, 120 das quais de benefício (vinho do Porto).

Os proprietários são o pai e o tio de Tiago Monteiro, naturais daquela freguesia, actualmente a residir em Lisboa e Porto, respectivamente, mas que se deslocam à quinta todas as semanas. Também o piloto é visita frequente.

António Monteiro, um dos proprietários, não se mostrou muito preocupado com os estragos, pois "poderiam ser muito maiores", e aproveitou para enaltecer o trabalho dos voluntários.

O incêndio veio colocar a nu as dificuldades dos bombeiros. O comandante apontou a falta de material para actuar em fogos urbanos, dado que o equipamento que possuem, incluindo viaturas, são apenas úteis nos fogos florestais. "As casas do concelho são muito antigas se um dia acontece algo de muito grave, não sei como faremos" admitiu. | JOSÉ ANTÓNIO CARDOSO, Vila Real

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt