Bom dia. Há mais 133 vagas no ensino superior

A primeira fase do concurso nacional de acesso, cujas candidaturas arrancam esta quinta feira, conta com um total de 50 688 vagas, escreve Artur Cassiano
Publicado a
Atualizado a
1. A primeira subida em cinco anos

Pela primeira vez, desde 2011, o concurso nacional de acesso ao ensino superior regista um aumento no número de vagas. Apesar de pequena, a diferença acaba por estar associada - como tem vindo a ser tradição nos últimos anos - a mais um significativo ajuste nas ofertas, já que este ano as universidades e politécnicos suprimiram suprimiram 959 lugares que tinham colocado a concurso em 2015 mas acabaram por abrir 1072 novos. As universidades e institutos politécnicos públicos oferecem 50 688 lugares dos quais 28 310 estão nas universidades e 22 378 nos politécnicos. Mais vagas e mais candidatos: neste ano, são esperados mais candidatos ao ensino superior, uma vez que foram realizados 329 887 exames nacionais na 1.ª fase do secundário, totalizando 10 400 a mais em relação a 2015.

2. A polémica dos brasões

O fim dos brasões florais na Praça do Império, em Belém, está a provocar uma onda de críticas e motivou já um apelo ao Presidente da República, para que intervenha em defesa da atual configuração do jardim. Como o DN avançou ontem, a proposta escolhida pelo júri para a requalificação da Praça do Império prevê a substituição dos 30 brasões - que representam as armas das cidades capitais de distrito portuguesas e das ex-colónias - por um espaço relvado.

3. A substancial diferença

O sistema bancário europeu, "em particular a banca italiana e portuguesa", representa um risco global que se tornou "mais saliente" nos últimos tempos, diz o FMI. Vamos a contas? Crédito em incumprimento em Portugal vale 20 mil milhões de euros. Na Itália, é 18 vezes maior: 360 mil milhões. Outro dado: da parte do FMI não houve qualquer referência à situação da banca alemã, que tem suscitado muitas dúvidas por causa da saúde do Deutsche Bank, um gigante mundial.

4. Descontos nas portagens

O Governo anuncia esta quarta-feira a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 01 de agosto, em cinco autoestradas: A23, A22, A24, A4 e A25. Porém, o desconto não abrange na íntegra todos os percursos. Há diferenças que pode ver aqui.

5. Os candidatos do PSD

Regras para as eleições autárquicas de 2017 são aprovadas hoje e nomes como Marco António ou Maria Luís estão livres para cargos autárquicos. O documento já aprovado em comissão política nacional não tem nenhuma restrição a que os atuais deputados sejam candidatos, promove a candidatura de independentes nas listas do PSD e dá até março de 2017 para serem fechados novos candidatos, o que dá força à entrada de Santana Lopes na corrida a Lisboa. Nas últimas legislativas, o perfil do deputado impedia que os autarcas se candidatassem a deputados.

6. Trump, o candidato

Os delegados da convenção do Partido Republicano dos Estados Unidos, que decorre em Cleveland, Ohio, nomearam esta quarta-feira Donald Trump como candidato às eleições presidenciais de 08 de novembro. O magnata escreveu no Twitter que "é uma grande honra".

7. A antecipação

Estava agendada para ser discutida em Conselho de Ministros no dia 28 de julho, mas ontem, terça-feira, o primeiro-ministro português anunciou que o novo regulamento da Unidade de Coordenação Antiterrorista (UCAT) será aprovado ainda esta semana. A antecipação teve como pretexto a visita de ontem do presidente francês a Portugal. A UCAT é uma estrutura onde as polícias e as secretas trocam informações sobre terrorismo. Embora haja regulares contactos bilaterais, só reúnem uma vez por semana e não têm outra utilidade que não seja a partilha de dados.

8. O engenheiro fica

Fernando Santos renovou contrato com a Federação por mais quatro anos. Se cumprir o acordo até ao fim será o segundo selecionador com mais anos consecutivos na seleção. O selecionador terá assim a oportunidade de defender o título europeu, ganho este mês, no próximo europeu (que será jogado em várias cidades europeias, daqui a quatro anos), podendo então tentar repetir o feito do espanhol Del Bosque (campeão em 2008 e 2012, e que ainda voltou em 2016). Antes disso defenderá as cores nacionais na Taça das Confederações, em 2017 e tentará fazer o mesmo no Mundial 2018, ambos na Rússia.

Também é notícia

A força de atração gravitacional do Sol e da Lua é responsável por alguns dos sismos da Falha de Santo André, na Califórnia. Ou seja, os dois astros não influenciam apenas as marés, explica um estudo publicado esta semana.

Uma migração de peso: foram necessárias gruas, camiões e helicópteros mas o Malawi lá conseguiu transportar 500 elefantes para um santuário para a espécie, que está ameaçada. A viagem de 300 km custou mais de milhão e meio de dólares.

A Coreia de Norte está a polvilhar as emissões de rádio de números misteriosos que estão a intrigar os vizinhos do Sul. Mensagens codificadas para espiões na Coreia do Sul saídas dos tempos da Guerra Fria ou apenas uma forma de baralhar Seul?

E hoje ainda acontece

O diploma que regula a gestação de substituição marca o último plenário da sessão legislativa, que começa às 10:00 e prossegue às 15:00 com a discussão de oito petições públicas e a votação de dezenas de diplomas. Durante o plenário vai decorrer a eleição de cinco juízes para o Tribunal Constitucional, dos novos membros do Conselho Superior de Magistratura, dos nomes para a Entidade Fiscalizadora do Conselho de Estado e do próximo presidente do Conselho Económico e Social.

A Comissão Europeia tem agendado um primeiro debate sobre o processo de sanções por défice excessivo aberto contra Portugal e Espanha, na reunião do Colégio de Comissários.

O Prémio Calouste Gulbenkian 2016 é entregue, em Lisboa, pelo Presidente da República, à organização ambiental brasileira Fundação Amazonas Sustentável.

O músico britânico Seal atua no festival Cooljazz, em Oeiras, no único concerto do festival a realizar-se no Parque dos Poetas.

Com Patrícia Jesus

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt