Blu-ray, HD-DVD... ou os dois formatos
A guerra entre o Blu-ray disc e o HD-DVD da Toshiba pode vir a ser sanada ou a incluir um novo oponente. No final de Setembro, a empresa britânica New Medium Enterprises (NME) criou o que todos esperavam: um DVD de múltiplas camadas, capaz de incluir os formatos dissonantes da Sony e da Toshiba, que têm obrigado empresas e estúdios a optar por um deles. Agora, esta escolha pode ter os dias contados.
A empresa conseguiu patentear um DVD de alta definição de múltiplas camadas e que pode ser produzido em massa com menos problemas técnicos. Grande parte dos DVD de alta definição que saíam das linhas de produção não funcionavam e tinham de ser retirados.
O trunfo não será, porém, a boa estirpe destes DVD, mas o facto de poderem gravar um filme nos vários formatos existentes no mercado. O utilizador passa a não ter de olhar para o disco, quer tenha escolhido um aparelho da Sony, da Toshiba ou da Panasonic, algumas das marcas mais associadas a estes leitores e gravadores, porque isso passa a não ser importante.
A ODMS, uma empresa holandesa que lidera o fabrico de linhas de produção de discos ópticos, disse à Reuters que o custo de produção deste DVD será de nove cêntimos (EUA), quando os de camada única custavam seis. A diferença compensa, já que os actuais discos multicamada custam seis vezes mais do que os de camada única, devido aos defeitos de fabrico. Dias antes, três empregados da Warner Bros. patentearam a aplicação de múltiplos formatos num disco. Eugene Levich, o presidente da área de tecnologia da NME, disse que "estas patentes são complementares".
Recorde-se que estes discos têm um enorme impacto em termos tecnológicos, já que permitem ver filmes de alta definição a partir de um só disco, ou jogar numa consola sem ter de os mudar. O detalhe da imagem é seis vezes melhor e os aparelhos são compatíveis com os 'velhos' DVD. A primeira linha de produção dos discos estará pronta em 2007, disse a ODMS. Os discos podem ir às dez camadas e, embora a NME tenha o seu leitor está disposta a conceder licenças a outras empresas.
O leitor da Sony vai estar disponível em Portugal em Novembro, através do portátil Vaio VGN-AR21S, mas a Toshiba já está no mercado com o Qosmio G30. O primeiro gravador da Sony vai ser lançado no Japão em Dezembro. A Matsushita (Panasonic) vai lançar os gravadores em Novembro e já está a apresentar as câmaras de alta definição.