Bin Laden teve quatro filhos e cinco casas em 9 anos

A mulher mais nova do antigo líder da Al-Qaeda contou a investigadores paquistaneses pormenores da vida de Bin Laden após os ataques de 11 de setembro.
Publicado a
Atualizado a

Segundo Amal Ahmad Abdul Fateh, de 30 anos, após os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono em 2001, Bin Laden passou os nove anos seguintes em fuga no Paquistão. Durante esse tempo, o líder da Al-Qaeda teve quatro filhos - dois dos quais nasceram no hospital governamental - e viveu em cinco casas.

O New York Times cita um relatório datado de 19 de janeiro, no qual estão descritos vários pormenores da vida de Bin Laden. Porém, Amal Ahmad Abdul Fateh, não revela como é que o marido conseguiu movimentar-se no Paquistão, juntamente com a família sem ser detetado, iludindo os serviços secretos do país. Também não refere quem foram os pasquitaneses que o ajudaram a fugir aos norte-americanos.

Várias perguntas continuam sem resposta. As três mulheres de Bin Laden estão em prisão domiciliária em Islamabad, juntamente com as filhas Maryam (21 anos) and Sumaya (20). As duas esposas mais velhas tem recusado responder às questões dos investigadores, mas Amal Ahmad Abdul Fateh - que foi ferida no ataque que resultou na morte de Bin Laden - tem cooperado.

As mulheres são consideradas um ponto chave na investigação, mas deverão enfrentar a justiça paquistanesa, pois são acusadas de terem violado a lei da imigração do país. Podem ser condenadas a cinco anos de prisão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt