Bigode e acne antes dos dez anos

Publicado a
Atualizado a

A puberdade precoce é 20 vezes mais frequente nas raparigas do que nos rapazes, mas também há cada vez mais casos de meninos que começam mais cedo a ter bigode ou acne. E, se a puberdade masculina desperta apenas por volta dos 12 ou 13 anos, considera-se precoce quando os primeiros sinais surgem antes dos dez. É o caso do crescimento de pêlos faciais e no corpo, do aumento do volume dos testículos e do pénis, do desenvolvimento esquelético acompanhado de um alargamento dos ombros. "Começam a aparecer pequenos pêlos na zona do bigode e os primeiros sinais da acne", descreve a médica Ana Rosa Costa.

Tal como nas meninas, a prematuridade deve-se sobretudo a factores genéticos. Mas também pode ter como causas a obesidade, produção excessiva de hormonas masculinas (testosterona) e tumores. "Há ainda casos que resultam de tratamentos com certos medicamentos ou de rádio e quimioterapia", completa José Luís Medina, da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

Estes rapazes ficam mais baixos do que aqueles que iniciam a puberdade dentro da idade habitual. "O aumento da altura inicia-se antes do normal e também termina preocemente, porque as hormonas sexuais determinam a interrupção prematura das cartilagens de crescimento", explica o médico.

Medina diz que os efeitos psicológicos do crescimento antecipado são mais marcantes nas raparigas. "Muitos até se sentem melhor, porque vêem que são maiores e mais fortes do que os colegas", explica. Mas acautela que algumas mudanças nos rapazes podem ser perigosas: "Tornam-se mais agressivos, e as brincadeiras de pequenos dão muitas vezes lugar a pequenas brigas de recreio com os colegas."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt