Benfica prepara 'derby' Luisão e Katsouranis aptos para jogar, Miccoli e Rui Costa não

Publicado a
Atualizado a

Fernando Santos, treinador do Benfica, poderá alterar o sistema táctico habitual (4x4x2 em losango) na partida de sexta-feira em Alvalade frente ao Sporting (20.30, Sport TV 1), da 12.ª jornada da Liga, face à ausência forçada do avançado italiano Fabrizio Miccoli, a contas com uma lesão muscular.

Privado do contributo de um dos futebolistas mais influentes do clube da Luz, o técnico benfiquista poderá optar pelo 4x2x3x1 (ver infografia em baixo, à direita), sistema no qual o médio ofensivo Paulo Jorge - não foi convocado para a recepção ao Marítimo, da 11.ª ronda do campeonato, por opção - se assume como um forte candidato à titularidade.

Fernando Santos vai, de resto, introduzir alterações em relação ao onze que escalou para o último jogo da Liga. O defesa central Luisão, já recuperado de uma lesão contraída ao serviço da selecção brasileira, vai recuperar o lugar no eixo do sector mais recuado dos encarnados, onde o guarda-redes Quim, Nélson (defesa direito) e Léo (defesa esquerdo) têm a titularidade assegurada, permanecendo a dúvida entre os centrais Ricardo Rocha e Anderson. No caso de Léo, o derby de Alvalade assinalará a estreia do brasileiro numa partida oficial com o Sporting. Na época passada, Léo falhou os dois encontros frente aos leões (em Alvalade devido a lesão e na Luz por opção).

Já no meio-campo, apenas Petit, o grego Katsouranis (recuperado de uma entorse no tornozelo) e Simão têm a titularidade garantida. Se o Benfica jogar em 4x4x2 (ver infografia em baixo, à esquerda), Nuno Assis e o grego Karagounis lutarão por um só lugar no onze, enquanto Nuno Gomes poderá contar, na frente de ataque, com o apoio do ex-boavisteiro Paulo Jorge ou mesmo do mexicano Kikin Fonseca.

Caso Fernando Santos opte pelo 4x2x3x1, Karagounis ou Karyaka, um deles actuará como organizador de jogo a meio-campo, mais perto do único ponta--de-lança, que seria Nuno Gomes. Simão fixar-se-ia no flanco esquerdo do meio-campo, ao passo que Paulo Jorge ou Nuno Assis, um dos dois poderia ser opção para a ala direita do sector intermédio.

Miccoli fez corrida

Miccoli e Rui Costa prosseguiram, ontem, no centro de estágio no Seixal, a recuperação das respectivas lesões, à parte do restante plantel, pelo que continuam a ser os únicos indisponíveis do grupo. O atacante italiano e o médio fizeram corrida, com mudanças de velocidade, e ainda alongamentos. O transalpino, que não efectuou sprints, ao contrário de Rui Costa, treinou-se sem qualquer protecção na coxa esquerda e não apresentou queixas.

O treino de hoje, no Seixal, principia às 10.30. Fernando Santos fala aos jornalistas às 12.30.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt