Benfica "passeia" em Coimbra a pensar em Atenas

Benfica não precisou de "acelerar" para vencer tranquilamente em Coimbra. Cardozo marcou e provocou um autogolo, Markovic "fechou" o triunfo com o melhor momento da partida.
Publicado a
Atualizado a

Dois golos de "rajada", com Cardozo como protagonista, permitiram ao Benfica vencer tranquilamente a Académica, em Coimbra, por 3-0, no jogo que abriu a 9.ª jornada da I Liga. A quatro dias da visita a Atenas, para um jogo que poderá ser decisivo para o futuro na Liga dos Campeões, os encarnados não precisaram de "acelerar" para vencer confortavelmente.

A partida, contudo, até prometia tornar-se difícil para o Benfica, fruto de uma meia hora em que a Académica criou algumas dificuldades às águias, ao ritmo de Djavan, Cleyton e Abdi. Os estudantes até promoveram um equilíbrio estatístico - 48%-52% em posse de bola, 29-32 em ataques e 13-14 em remates -, mas quando é preciso ser-se eficaz faz a diferença ter Cardozo.

O ponta-de-lança paraguaio, aos 34 minutos, inaugurou o marcador, com um remate colocado, tendo faturando pela quinta jornada consecutiva. O clube da Luz chegou ao golo numa fase de "sonolência", em que fazia jus à análise de Sérgio Conceição - "falta alegria a este Benfica -, mas acabou por sentenciar a partida num curto espaço de tempo, fruto de um autogolo de Marcelo (37'), na tentativa de disputar a bola com Cardozo.

No segundo tempo, o Benfica, que não perde em Coimbra há 40 anos, deixou correr o relógio, bem como os jogadores da Académica, equipa à qual faltou sempre a necessária objetividade para finalizar. Jorge Jesus aproveitou para, na segunda parte, lançar Lazar Markovic, após um mês de paragem por lesão, e o avançado sérvio respondeu com um raro momento de brilho na partida.

Servido por Rúben Amorim, Markovic fez um sublime "chapéu" a Ricardo, aos 88', sentenciando o triunfo que deixa o Benfica, à condição, a dois pontos do FC Porto, que defronta o Belenenses no sábado (18.00). As atenções centram-se, agora, no Olympiacos, num jogo que poderá ser decisivo para o futuro europeu das águias, após três triunfos consecutivos na I Liga como visitantes.

Filme do jogo:

90+3' Final do jogo!

90' Três minutos de compensação...

90' Substituição no Benfica. Saiu Oscar Cardozo e entrou Rodrigo.

87' GOLO DO BENFICA! LAZAR MARKOVIC FAZ O 0-3! Excelente golo do avançado sérvio, a aproveitar um grande passe de Rúben Amorim para fazer um "chapéu" subtil a Ricardo. Um lance que não engana: é de craque.

86' Intervenção atenta de Artur, após cruzamento de Marcelo.

80' O jogo já "pede" o apito final. A Académica não pressiona, o Benfica deixa o relógio correr, já a pensar em Atenas.

77' Substituição na Académica. Saiu Diogo Valente e entrou Marinho.

76' A Académica não dá sinais de conseguir reentrar na discussão do resultado.

74' Substituição no Benfica. Saiu Lima, hoje muito apagado, e entrou Rúben Amorim.

74' Pontapé livre de Cleyton, sem perigo para Artur.

73' Cartão amarelo para Enzo Pérez, por derrubar Diogo Valente.

72' Remate em jeito de Cardozo, para defesa fácil de Ricardo.

70' Pontapé forte de Maxi Pereira, mas o uruguaio errou o alvo. Ficou por marcar canto a favor do Benfica.

69' Remate de Matic, desenquadrado com o alvo.

67' Jorge Jesus 'arrepende-se' e manda Rúben Amorim aquecer novamente.

65' Rúben Amorim será o próximo a entrar no Benfica, numa fase de maior monotonia e tranquilidade na partida.

63' Substituição no Benfica. Saiu Ivan Cavaleiro e entrou Lazar Markovic.

61' Dupla substituição na Académica. Saíram Rafael Oliveira e Bruno China e entraram Ivanildo e Manoel.

58' Sérgio Conceição prepara duas alterações. Jorge Jesus ainda não "mexeu" na equipa.

56' Defesa de Artur, após remate cruzado de Rafael Oliveira. Foi o 12.º remate da Académica, quinto à baliza.

55' Boa intervenção de Ricardo, após remate em esforço de Cardozo.

54' Mais um remate de Djavan, mas novamente ao lado do alvo.

52' Remate de Djavan, mas ao lado do alvo. Boa resposta, porém, da Académica nesta segunda parte, à procura de um golo que possa relançar a discussão do resultado.

50' Pontapé forte de Lima, mas para a bancada.

49' Remate fraco de Rafael Oliveira, para defesa fácil de Artur.

48' Remate de longe de Marcelo, sem perigo para Artur.

46' Artur evita o golo! Depois de um corte incompleto de Garay, a bola ficou à mercê de Rafael Oliveira, na grande área, mas o guarda-redes foi rápido a reagir e cedeu canto.

46' Início da segunda parte! Bola para a Académica.

45+1' Intervalo em Coimbra.

44' Cabeceamento de João Real, para defesa fácil de Artur.

42' Cardozo quase conseguia ficar em zona de finalização na grande área, mas João Real afastou o perigo.

39' Artur evita o golo! Remate forte de Cleyton, em zona central, para defesa de recurso do guarda-redes brasileiro.

38' O Benfica, que até estava a fazer uma exibição apagada e pouco empolgante até há cinco minutos, parece ter sentenciado a partida, para desalento de Sérgio Conceição.

37' GOLO DO BENFICA! MARCELO GOIANO FAZ O 0-2! Autogolo do lateral da Académica, de cabeça, após um cruzamento de Gaitán. Cardozo fez-se ao lance, mas não tocou na bola e acabou por ser Marcelo a desviar para a própria baliza.

34' GOLO DO BENFICA! OSCAR CARDOZO FAZ O 0-1! O paraguaio marca pela quinta jornada consecutiva, desta vez com um remate colocado, à entrada da grande área. Ricardo ainda se esticou, mas não conseguiu chegar à bola.

33' Ricardo evita o golo! Gaitán, na grande área, teve nos pés a melhor ocasião para inaugurar o marcador, mas o guardião defendeu para canto, já depois de ter negado uma boa oportunidade a Ivan Cavaleiro.

32' Jorge Jesus irritado após uma entrada dura de Bruno China sobre Enzo Pérez. O técnico tem dado muitas indicações a Bruno Cortez e Ivan Cavaleiro.

30' Abdi tem criado muitas dificuldades a Maxi Pereira no flanco.

29' A posse de bola é sugestiva: 50% para cada equipa. Falta velocidade ao Benfica, enquanto a Académica está a conseguir criar perigo com transições lentas, procurando trocar a bola e preterindo os contra-ataques.

27' Cleyton, até aqui o melhor em campo, recebe assistência médica. Preocupações para Sérgio Conceição.

26' João Real falha o alvo, de cabeça, na sequência de um canto. Quinto remate da Académica, mas nenhum à baliza.

25' Lance individual do irrequieto Abdi, com o remate do extremo nascido na Somália e refugiado na Noruega a bater em Matic e a sair para canto.

23' Jorge Jesus não gosta do que vê. A Académica vai chegando com perigo à grande área do Benfica e não tem permitido muitas ocasiões para os encarnados finalizarem.

21' Gaitán não aproveita uma má saída de Ricardo e atira ao lado do alvo.

20' Boa réplica da Académica na partida, com destaque para os tecnicistas Abdi e Cleyton.

18' Djavan cria perigo. Incrível arrancada do lateral brasileiro, que deixou para trás três adversários, mas quando entrou na grande área adiantou demasiado a bola e permitiu o corte de um defesa do Benfica.

17' Pontapé livre de Cleyton, contra a barreira.

15' Corte providencial de Enzo Pérez, a travar o contra-ataque de Djavan, numa situação de grande perigo da Académica.

13' Remate de Luisão, após cruzamento de Enzo Pérez, desenquadrado com o alvo.

11' Fernando Alexandre tenta o remate, contra um defesa do Benfica.

10' Ricardo encaixa, após remate à meia volta de Ivan Cavaleiro.

9' Pontapé de Cleyton, para as "nuvens".

8' Abdi tenta o cruzamento para Rafael Oliveira, mas Luisão afastou o perigo e cedeu canto.

7' Corte perigoso de Fernando Alexandre, a fazer a bola bater na malha superior da baliza, na sequência de um canto.

6' Benfica "instalado" no meio-campo da Académica, que joga com dez atletas atrás da linha da bola.

4' Remate fraco de Lima, para defesa de Ricardo.

4' Cruzamento perigoso de Maxi, mas Ricardo antecipou-se a Cardozo.

2' Ivan Cavaleiro tentava servir Cardozo. Valeu o corte de João Real para a Académica.

1' Hugo Pacheco apita para o início do jogo! Bola para o Benfica.

ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, Aníbal Capela, João Real, Djavan; Bruno China, Fernando Alexandre, Cleyton; Diogo Valente, Abdi e Rafael Oliveira. Suplentes: Peiser, Halliche, Reiner Ferreira, Nuno Piloto, Ivanildo, Marinho e Manoel.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Bruno Cortez; Nemanja Matic, Enzo Pérez, Ivan Cavaleiro, Nico Gaitán; Lima e Oscar Cardozo. Suplentes: Paulo Lopes, Jardel, André Almeida, Rúben Amorim, Sulejmani, Lazar Markovic e Rodrigo.

O Benfica inicia nesta sexta-feira (20.30) um difícil ciclo de jogos no mês de novembro, a começar pela visita a Coimbra, que abre a 9.ª jornada da I Liga e que antecede deslocações a Atenas e Bruxelas (Liga dos Campeões) e receções a Sporting (Taça de Portugal) e Sp. Braga (I Liga). As atenções estão, porém, para já centradas na Académica, equipa que, em Coimbra, impôs dois empates às águias nas duas últimas épocas.

A Académica recebe o Benfica depois de um histórico triunfo em Braga, o primeiro em 46 anos, e Sérgio Conceição sonha agora com novo feito: superar as águias pela primeira vez em 40 anos em Coimbra. No último triunfo dos "estudantes" na condição de anfitriões (2-0, em 1973), ainda Conceição não era nascido e no Benfica brilhavam nomes como Humberto Coelho, Toni, Nené, Eusébio, Simões e Rui Jordão.

Jorge Jesus, que já poderá contar com Sulejmani, Djuricic e Markovic, todos recuperados de lesões, garantiu que não irá fazer "poupanças" a pensar no Olympiacos e esperará, certamente, "oferecer" um triunfo a Luís Filipe Vieira no dia em que completa 10 anos na presidência do clube da Luz. A aposta em Ivan Cavaleiro deverá ser para manter, num jogo cujo objetivo passará por conseguir pressionar o FC Porto para a visita ao Restelo (sábado), após o Benfica ter "apanhado" o Sporting no segundo lugar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt