Belenenses junta-se a Sporting e Sp.Braga na Liga Europa

Azuis do Restelo empataram 0-0 em casa com o Altach. Valeu o triunfo na Áustria (1-0). Saiba quem pode calhar às três equipas portuguesas no sorteio desta sexta-feira (12.00).
Publicado a
Atualizado a

O Belenenses juntou-se esta quinta-feira a Sporting e Sporting de Braga na fase de grupos da Liga Europa de futebol, um feito inédito do clube do Restelo, num 'play-off' marcado pela eliminação de Panathinaikos, Southampton e Standard Liège.

Ajax e Athletic Bilbau, com alguma dificuldade, garantiram o apuramento, enquanto o Borussia Dortmund esmagou o Odd, por 7-2, para um total de 11-5 na eliminatória.

Em Lisboa, depois do triunfo por 1-0 na Áustria, selado por Tiago Caeiro, um 'nulo' qualificou o conjunto de Sá Pinto, que, antes de afastar os 'carrascos' do Vitória de Guimarães, já tinha eliminado o Gotemburgo, na terceira pré-eliminatória.

O conjunto de Belém não participava nas provas europeias desde 2007/08, nunca tinha ultrapassado duas eliminatórias e havia passado pela última vez uma ronda em 1988/89 -- dois triunfos por 1-0 face ao Bayer Leverkusen, na Taça UEFA.

Pelo caminho, e frente a adversários teoricamente mais fracos, ficaram Panathinaikos (de Zeca), Southampton (de José Fonte e Cedric) e Standard Liàge, com destaque para o desaire dos gregos.

A formação da Atenas, com Zeca a titular, despediu-se das competições europeias com um empate a dois golos na receção ao Qabala, depois do 'nulo' na primeira mão, no Azerbaijão. O brasileiro Dodo foi a figura dos forasteiros, com dois golos.

O Southampton, que está a ter um início de temporada difícil no campeonato inglês, deixou-se eliminar pelo Midtjylland, com uma derrota por 1-0 na Dinamarca, após o empate a uma bola na primeira mão.

Com Fonte no 'onze' e Cedric sem sair do banco de suplentes, a formação comandada pelo holandês Ronald Koeman (ex-Benfica) não conseguiu responder ao golo solitário de Rasmussen, aos 28 minutos.

O Standard Liège também caiu perante uma equipa nórdica, neste caso o Molde, da Noruega, apesar do triunfo caseiro por 3-1. Na primeira mão, o emblema escandinavo tinha vencido por 2-0.

Depois de um triunfo na Grécia por 1-0, o Fenerbahce, de Vitor Pereira, confirmou o apuramento com nova vitória sobre o Atromitos, desta vez por 3-0, com um 'bis' do avançado brasileiro Fernandão. Nani foi titular e Raúl Meireles entrou no decorrer da segunda parte, na equipa turca.

Mais sorte teve outra equipa helénica, o PAOK Salónica, que empatou no campo do Brondby (1-1) com Ricardo Costa a marcar o golo dos forasteiros. O internacional português fez dupla no centro da defesa com o seu compatriota Miguel Vitor. No primeiro duelo, os gregos tinham goleado (5-0).

Com um 'hat-trick' de Marco Reus e um 'bis' do japonês Kagawa, o Borussia Dortmund 'despachou' o Odd, da Noruega, no resultado mais dilatado da jornada.

Um empate a zero na República Checa, perante o Jablonec, foi suficiente para o Ajax reservar lugar na fase de grupos, valendo um triunfo por 1-0 em Amesterdão, enquanto o Athletic Bilbau recebeu e venceu Zilina, por 1-0, e recuperou do 3-2 sofrido na Eslováquia.

Na Suíça, de nada valeu o 'bis' do médio português Nelson Ferreira no empate (3-3) do Thun frente ao Sparta Praga, acabando os checos por seguir em frente.

O sorteio da fase de grupos da Liga Europa está agendado para sexta-feira, às 12:00, no Mónaco.

Saiba quem pode calhar ás equipas portuguesas

POTE1

Schalke 04 (Alemanha)

Borussia Dortmund (Alemanha)

Basileia (Suíça)

Nápoles (Itália)

Tottenham (Inglaterra)

Ajax (Holanda)

Villarreal (Espanha)

Rubin Kazan (Rússia)

Athletic BilbaU (Espanha)

SPORTING (PORTUGAL)

Marselha (França)

Dnipro (Ucrânia)

POTE 2

SP. BRAGA (PORTUGAL)

Fiorentina (Itália)

Lazio (Itália)

Anderlecht (Bélgica)

Liverpool (Inglaterra)

AZ Alkmaar (Holanda)

Viktoria Plzen (Rep. Checa)

Club Brugge (Bélgica)

PAOK (Grécia)

Celtic (Escócia)

Besiktas (Turquia)

APOEL (Chipre)

POTE 3

Monaco (França)

Sparta Praga (Rep. Checa)

Fenerbahçe (Turquia)

Legia Varsóvia (Polónia)

Bordéus (França)

Lokomotiv Moscovo (Rússia)

Lech Poznan (Polónia)

Saint-Étienne (França)

Slovan Liberec (Rep. Checa)

Augsburgo (Alemanha)

Rapid Viena (Áustria)

FK Krasnodar (Rússia)

POTE 4

Partizan (Sérvia)

Asteras Tripolis (Grécia)

BELENENSES (PORTUGAL)

Rosenborg (Noruega)

Qarabag (Aze)

Molde (Noruega)

Dínamo Minsk (Bielorrússia)

Groningen (Holanda)

Sion (Suíça)

Midtjylland (Dinamarca)

Skënderbeu (Albânia)

Qabala (Azerbaijão)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt