Bebia champanhe a conduzir numa rotunda
Um homem de 32 anos foi interceptado, ontem pelas 08.00, pela PSP do Porto a conduzir e a beber champanhe ao mesmo tempo na rotunda do Freixo, apresentando uma taxa superior a três gramas de álcool no sangue, disse fonte policial.
O condutor, que ia ao volante de um veículo da marca Hyundai, voltou a efectuar o teste de alcoolemia cerca de duas horas depois, pelas 11.40, nas instalações da Divisão de Trânsito da PSP do Porto, onde ainda acusava uma taxa de 2,75 gramas de álcool por litro de sangue.
Residente em Vila Nova de Gaia, o indivíduo foi detido pela polícia mas acabou por sair em liberdade, estando notificado para comparecer perante o juiz, informou fonte policial ao DN, que não soube precisar se o homem se se encontrava acompanhado.
A taxa máxima de álcool no sangue permitida por lei é de 0,49. Uma quantidade de 0,5 a 0,80 gramas é considerada uma infracção grave, sendo muito grave entre 0,81 e 1.19. Sempre que um condutor apresenta mais de 0,5 gramas, é conduzido à esquadra mais próxima para a elaboração de um segundo teste - "no local onde o condutor é interceptado faz-se uma análise qualitativa e, posteriormente, caso ultrapasse esse determinado limite, é levado a uma esquadra, neste caso a Divisão de Trânsito, onde é submetido a um outro teste, que faz uma análise quantitativa", precisou ao DN uma fonte da PSP.| JOANA DE BELÉM e RODRIGO CABRITA (imagem)