Bebés de 'Homo erectus' tinham o cérebro maior do que se supunha
Estudo. Pélvis de uma mulher com 1,2 milhões de anos conta outra história sobre Homo erectus
A descoberta, na Etiópia, dos ossos da bacia de uma mulher com 1,2 milhões de anos mostra que afinal o Homo erectus era mais robusto do que pensava até hoje. Mas a verdadeira revelação do achado é a de que os bebés deste hominídeo podiam ter à nascença mais 30% de volume encefálico do que se julgava até hoje. É que os ossos encontrados revelam que a abertura pélvica das mulheres nesta altura já era maior do que se tinha calculado a partir de anteriores achados fósseis.
Na verdade, este é o primeiro osso deste tipo, e de uma mulher, que até hoje se encontrou, sublinham os cientistas que fizeram a descoberta. Daí a relevância do seu estudo, que decorreu desde 2001, ano que os fósseis foram identificados, até agora. Os resultados dessa avaliação foram publicados ontem na revista Science.
A forma dos ossos da bacia, descobertos em Afar, na Etiópia, permite assim pensar que esta mulher de Homo erectus poderia ter filhos com um cérebro maior, uma vez que a sua abertura pélvica é mais larga do que se tinha calculado, com base nos ossos de outro Homo erectus anteriormente encontrado, mas do sexo masculino.
"Os únicos ossos deste tipo, de uma mulher de hominídeo, que tínhamos até agora eram os de 'Lucy', e ela é realmente muito mais arcaica do que os homens modernos", explicou Sileshi Semaw, investigador da universidade de Indiana e o principal autor do estudo.
'Lucy', a mais famosa dos antepassados humanos, viveu há 3,2 milhões de anos em África (foi encontrada numa escavação, na Etiópia). Em relação a ela, a dona dos ossos da bacia agora estudados, é dois milhões de anos posterior, o que é muito. "Esta descoberta dá-nos por isso informações mais precisas sobre a bacia do Homo erectus e, a partir dela, do tamanho médio dos seus bebés à nascença", explicou Sileshi Semaw. A equipa reconstruiu a bacia juntando os fragmentos de ossos encontrados e a comparação com os de 'Lucy' e dos homens modernos pode ser observada em baixo.