BCP sabe no dia 21 se ganha o BCR
O Millenium BCP vai saber se venceu a corrida à privatização da Banca Comerciala Romana (BCR) no próximo dia 21 de Dezembro. A nova data em que será conhecido o novo maior accionista do maior banco da Roménia foi anunciada ontem pelo primeiro-ministro da Roménia, Calin Tariceanu. Recorde-se que a anterior data prevista era meados de Dezembro.
Na corrida à compra da participação de 61,88% do BCR está o BCP e ao banco austríaco Erste, comprador de diversos bancos na Europa de Leste, com dois terços dos resultados gerados nos países da região. Antes de ser conhecido o vencedor, os dois bancos terão de lançar um nova e melhor oferta de compra sobre o BCR até meados de Dezembro. Os analistas já estimaram que o negócio deverá ser superior a três mil milhões de euros.
Para se preparar para a eventualidade de vencer a privatização, o BCP tem vindo a alienar alguns activos não core, de forma a aumentar capitais. Há dois dias foi anunciada a concretização da venda de 10% da seguradora polaca PZU aos holandeses da Eureko, operação que vai permitir ao banco encaixar uma mais-valia de 127 milhões de euros em 2005.
O próximo activo que o BCP poderá alienar é parte da sua participação no Banco Internacional de Moçambique (BIM), onde é accionista maioritário. A venda de 15% do BIM deve ser concluída nos primeiros meses de 2006. Caso o banco português vença esta privatização, deverá ter de proceder a um aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros, dizem os analistas.
O contrato de privatização do BCR terá de ser ser aprovado pelo Parlamento romeno antes de serem feitas as novas ofertas de compra. Os parceiros estatais envolvidos nesta venda são o European Bank for Reconstruction and Development e o International Finance Corp, braço do Banco Mundial ligado aos investimentos.