Bancos penalizam Bolsa

Publicado a
Atualizado a

Mais um dia negro para a Bolsa - o índice PSI-20 caiu ontem 1,13%, fortemente pressionado pela descida das acções dos bancos, telecoms e cimenteiras. Os investidores receiam que a escalada da Bolsa tenha sido exagerada face às (fracas) perspectivas de crescimento das maiores economia mundiais.

As maiores quedas pertenceram às cimenteiras Semapa (-2,17%) e Cimpor (-2,5%), apesar do Governo já ter afirmado que vai apostar nas obras públicas como motor da retoma. Mas foi a descida do BES (-1,87%) e do BPI (-2,16%) que mais pesou no índice. O BCP também recuou 0,22%, mesmo depois de o ESR ter escolhido o banco com um dos dois top picks ibéricos, considerando-o uma das instituições europeias mais baratas. A curva negativa do mercado foi acentuada pelo tombo da PT (-1,68%), Zon (-1,46%) e Sonaecom (-1,93%). E a Brisa caiu 1,19%, apesar da recomendação do UBS.

Só a EDP Renováveis e a REN escaparam. A empresa de energia eólica valorizou 1,66%, com os bons ventos que sopram dos EUA, onde vai investir quatro mil milhões de dólares; a REN recuperou 0,17%, indiferente ao facto de o seu presidente, José Penedos, continuar a ser ouvido no âmbito do processo "Face Oculta".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt