Bailarino Thiago Soares estreia-se em Portugal com espetáculo "Duelo"

O bailarino brasileiro Thiago Soares, do Royal Ballet de Londres, vai apresentar o espetáculo "Duelo", com a bailarina portuguesa Filipa de Castro, a 20 de fevereiro, no Teatro Tivoli, em Lisboa, foi hoje anunciado.
Publicado a
Atualizado a

Em "Duelo", com coreografia de Thiago Soares, os dois bailarinos serão acompanhados pelo pianista brasileiro Marcelo Bratke, disse à agência Lusa fonte da produção.

Pela primeira vez em Portugal, Thiago Soares, bailarino principal do Royal Ballet de Londres, está a realizar uma digressão que já passou pelo Brasil e por Itália.

O programa musical conta com as obras "In a Landscape", de John Cage, "Tango", de Igor Stravinsky, "Coração que Sente", "Pássaros em Festa" e "Fon-Fon", de Ernesto Nazareth, e de Ernesto Lecuona "Mazurka in Glissando".

De Heitor Villa-Lobos, "Prelúdio das Bachianas Brasileiras n. 4", "A Maré Encheu", "Branquinha, a Boneca de Louça", "Polichinelo", "A Lenda do Caboclo" -- "Samba Lê Lê" e "Interlúdio".

Thiago Soares começou a frequentar, aos nove anos, a Escola de Circo no Rio de Janeiro, onde nasceu, e dali foi encorajado a fazer estudos de dança, aprendendo ´breakdance´ e ´hip-hop´, até que, aos 15 anos, uma bolsa de estudos o levou à área da dança clássica.

Integrou o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, conquistando, em 2001, a medalha de ouro do Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, na Rússia, a primeira para um bailarino brasileiro.

Após essa distinção, foi convidado para estagiar no Ballet Kirov, tornando-se o segundo estrangeiro a integrar a companhia em 100 anos de história.

No ano seguinte, foi convidado a integrar o Royal Ballet de Londres.

Filipa de Castro, bailarina principal da Companhia Nacional de Bailado (CNB) desde 2008, foi convidada a participar neste espetáculo, em Portugal.

Nascida em Lisboa, é intérprete de um repertório que abrange os diversos estilos da linguagem da dança, desde Petipa, passando por Nijinsky, Balanchine e coreógrafos da atualidade como William Forsythe ou Akram Khan.

Integrou o elenco do Ballet Real da Flandres durante duas temporadas e, desde 2008, junto a Carlos Pinillos, é bailarina convidada em diversos Festivais Internacionais.

Formada na Escola de Dança do Conservatório Nacional, foi galardoada com o Prémio Bailarina Revelação, concedido pela Associação dos Amigos da CNB, em 2005.

Marcelo Bratke, nascido em São Paulo, em 1960, tem-se apresentado em salas de concerto por todo o mundo, como o Carnegie Hall, o Festival de Salzburg, o Queen Elizabeth Hall, o Wigmore Hall e o Konzerthaus de Berlim.

Bratke criou, em 2007, a Camerata Brasil, uma orquestra formada por jovens músicos eruditos e populares vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira.

Em 2010, Marcelo Bratke e sua Camerata foram escolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores para representar o Brasil numa campanha internacional de divulgação da obra de Villa-Lobos com concertos na Europa, Ásia e Estados Unidos.

O espetáculo "Thiago Soares & Bratke -- Duelo" é promovido pela Jungle, Como No! e LadoBe Creative.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt