Avião espacial da Força Aérea dos EUA regressou à Terra após missão secreta de quase dois anos

O X-37B, que se assemelha a uma nave espacial em miniatura, conduziu experiências não especificadas pelos militares
Publicado a
Atualizado a

O avião espacial X-37B, da Força Aérea norte-americana, aterrou no passado domingo no Centro Espacial Kennedy, na Florida, completando uma missão secreta que se prolongou durante quase dois anos, anunciou fonte militar.

O X-37B, que se assemelha a uma nave espacial em miniatura, aterrou quando eram 12:47 em Portugal, numa pista antes usada por vaivéns espaciais.

O avião, construído pela Boeing, descolou em maio de 2015 do Cabo Canaveral, a bordo de um foguetão Atlas 5. É um dos dois aviões do género que são detidos pela Força Aérea norte-americana e conduziu experiências não especificadas durante os mais de 700 dias que esteve em órbita.

[amazon:2017/05/aviao_secreto_20170509113502]

Esta foi a quarta missão - e a mais longa - do programa secreto da Força Aérea dos EUA. Os custos da missão também não foram divulgados.

[artigo:4201608]

O veículo tem nove metros de comprimento e uma envergadura de 4, 5 metros, ou seja, tem um quarto do tamanho dos vaivéns da NASA cujo uso foi entretanto descontinuado.

A primeira missão do X-37B, também conhecido como Orbital Test Vehicle, ou OTV - em português, veículo de teste orbital - remonta a abril de 2010 e teve a duração de oito meses. Uma segunda missão, desta vez de 15 meses, foi lançada em março de 2011. A terceira começou em dezembro de 2012 e durou 22 meses.

A aterragem do passado domingo foi a primeira do avião espacial na Florida: as três anteriores foram na base da Força Aérea de Vanderberg, na Califórnia. Os militares alteraram a localização do programa em 2014, quando ficaram com dois hangares que eram antes utilizados pela NASA.

A Força Aérea norte-americana prevê lançar a quinta missão do X-37B ainda antes do final de 2017.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt