Aventureiros dão luz à maior árvore de Natal
A maior árvore de Natal natural da Europa ilumina-se hoje em Viana do Castelo, mas poucos conhecem as peripécias dos dois aventureiros, funcionários municipais, que há 15 anos asseguram a iluminação através de um escalada de 50 metros em que colocam, manualmente, mais de dez mil lâmpadas.
"É uma subida que vale a pena. Vê-se a cidade toda, o problema é o frio", confessou, ainda ofegante, Vítor Barbosa, depois de três horas no topo da Araucaria excelsa, uma árvore de grande porte colocada em pleno centro de Viana do Castelo. "Lá em cima abana muito. Temos de nos agarrar forte e feio à arvore", conta o electricista de 43 anos.
A árvore está situada próximo da Igreja de Santo António e há cerca de 20 anos, aquando da primeira ornamentação de Natal, eram apenas 500 lâmpadas. Hoje são 4000, de 25 watts, colocadas com recurso a cerca de 2000 metros de cabo eléctrico, que suportam 200 gambiarras, para além de 300 metros de mangueira com 7000 pequenas lâmpadas. A decoração muda todos os anos, sendo o amarelo-torrado o mote de 2007, cor do brasão da cidade.
Vítor Barbosa e Paredinha Afonso precisam de uma grande dose de agilidade, sangue-frio e coragem, quando sobem ao topo da árvore. "Já tivemos alguns sustos", diz Paredinha Afonso, de 44 anos. Para trabalhar em pleno tronco central da árvore recorrem a cintos de segurança. "Não nos mete medo, mas há outros que não aguentam chegar a meio da árvore. Passa-se muito frio", diz, bem-disposto, Vítor. A Araucaria excelsa é uma espécie resinosa, que se adapta a climas temperados. A Câmara de Viana do Castelo garante tratar-se da maior da Europa, seguida por outra na Grécia, com 38 metros.|