Aveleda investe 20 ME na plantação de vinha de 500 hectares até 2021
De acordo com a fonte da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o plano estratégico desta empresa com 150 anos de existência "prevê chegar a 2020 com vendas de 20 milhões de garrafas, por ano, e uma faturação de 40 milhões".
Integrada naquele plano está a plantação de 200 hectares de vinho verde, na freguesia de Cabração, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, num investimento de sete milhões de euros, a realizar até 2020.
O novo projeto vitivinícola, já em curso, considerado pela Aveleda como "o mais relevante desenvolvido, até hoje, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes", vai ser publicamente apresentado no dia 13.
A sessão está marcada para as 10:30, naquela aldeia do concelho de Ponte de Lima, sendo classificado pela Aveleda como "um marco na região vitivinícola portuguesa que mais vinho tranquilo exporta e que mais cresceu nos últimos quinze anos".
"Tanto pela sua dimensão como pelas diferentes vertentes do mesmo, o projeto reveste-se de grande importância económica e social para a região", sustentou a empresa em comunicado enviado à Lusa.
"O projeto de Cabração inova pela sua grande dimensão, pouco comum na região dos Vinhos Verdes, onde predominam vinhas com áreas médias de um hectare. Outra inovação é a tipologia de viticultura praticada pela Aveleda e o tipo de solo. Geralmente os vinhos verdes são solos de granito, sendo que nesta região os solos são de xisto", especificou.
O plano estratégico definido pela empresa foi avançado na última edição do jornal "Boas Vinhas" da CVRVV.
Na altura, o administrador António Guedes referiu que o objetivo é "criar condições para que a empresa não tenha qualquer limitação ao seu crescimento".
A empresa familiar, fundada em 1870, é atualmente gerida por dois descendentes da família Guedes, pertencentes à quinta geração, António Azevedo Guedes e Martim Guedes.
A Aveleda é o maior produtor e exportador de Vinho Verde em Portugal. Por ano exporta cerca de 70% da sua produção para mais de 70 países em todo o mundo.