Autor de 'Duas Caras' descansa em Portugal

Publicado a
Atualizado a

Ameaças de morte, críticas ao Governo e más audiências terão pesado

O autor da novela Duas Caras, Aguinaldo Silva, exibida em Portugal pela SIC (horário nobre), afastou-se inesperadamente da novela, tendo a TV Globo anunciado que só voltará a escrever a partir de 26 de Dezembro. Já houve casos de saída de autores durante longas novelas, devido à pressão diária para escrever e criar novas sensações, mas como a novela está apenas no início - estreou-se há menos de dois meses -, a saída é vista com estranheza, mas a TV Globo desmentiu que o escritor tenha sido despedido.

Segundo os jornais O Dia e Folha de São Paulo, Aguinaldo Silva está a descansar em Portugal, onde deve ficar até depois do Natal. O nosso País é, aliás, um destino para onde o autor de Duas Caras viaja habitualmente. Mas há várias versões sobre a saída de Aguinaldo. A primeira refere-se a uma ameaça de morte, por telefone, que teria recebido, por tratar de temas delicados, como o comando da favela por chefes do crime, tráfico de drogas, homossexualidade, racismo e invasão de terras. A segunda hipótese é que, no seu blogue na Internet, Aguinaldo teria feito críticas ao Governo de Lula, ao alcaide do Rio, César Maia e ao facto de o ministro da Cultura, Gilberto Gil - que é negro -, estar prestes a obter cidadania italiana, o que lhe teria trazido problemas. Aguinaldo Silva disse que os antepassados de Gil são africanos e não europeus.

O jornal O Globo comenta que, embora a novela desperte a atenção da sociedade, a audiência média está abaixo do esperado. A Folha de São Paulo afirmou: "A novela tem ficado abaixo das expectativas, enquanto Aguinaldo colecciona desafectos através do seu blogue." Por ter feito críticas ao Presidente Lula - no seu blogue e não na novela -, Aguinaldo admitiu ter recebido mensagens negativas de membros do Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula.

Aguinaldo Silva é homossexual assumido. Nos anos 70, lançou o jornal Gay Lampião, com defesa das minorias e, na novela Duas Caras, há uma personagem que tanto pode ser homossexual como bissexual e que tem gerado elogios e críticas.

Segundo a TV Globo, Aguinaldo Silva deixou alguns capítulos já escritos e, na sua ausência, os colaboradores Maria Elisa Berredo, Nelson Nadotti, Gloria Barreto, Izabel de Oliveira, Filipe Miguez e Sergio Goldenberg vão coordenar os trabalhos da novela e acompanhar o dia-a-dia da história com o director do núcleo Wolf Maya.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt