A partir do dia 1 de Janeiro do próximo ano, a Auto Sueco deixa de ser a representante da Volvo no mercado português, que passa a ser assegurada pela própria marca, terminando assim uma relação comercial de quase 75 anos. A representação directa das marcas é uma tendência que começou na Europa "há cerca de cinco anos", disse o administrador-delegado da Auto Sueco Automóveis num encontro com a imprensa. Jorge Guimarães salientou que a representação da Auto Sueco foi a última do mercado europeu a passar para a Volvo, e este facto ficou a dever-se aos "reconhecidos índice de fidelidade e de satisfação". .Como contrapartida, a Auto Sueca foi seleccionada para representar a Volvo no mercado brasileiro nos camiões e autocarros. Até à data estão presentes com três pontos de venda no Estado do Mato Grosso..A perda da representação da Volvo tem um impacto negativo nas contas da Auto Sueco Automóveis da ordem dos cinco milhões de euros por ano. Valor que só começará a ter reflexos a partir de 2009, face ao número de veículos ainda em stock. Prevendo esta situação, a Auto Sueco entrou o ano passado na actividade de retalho multimarca, representando já sete marcas: Volvo, Ford, Honda, Mazda, LandRover, Isuzu e SsangYong. E o objectivo é atingir as 14 marcas no prazo de doze meses. Este ano, o grupo prevê atingir um volume de negócios superior a 100 milhões de euros, correspondendo à comercialização de seis mil veículos, dos quais quatro mil novos e dois mil usados. O objectivo é chegar às dez mil unidades até 2010.|- L.M.