Auto Sueco minimiza perda da Volvo com novas marcas
A partir do dia 1 de Janeiro do próximo ano, a Auto Sueco deixa de ser a representante da Volvo no mercado português, que passa a ser assegurada pela própria marca, terminando assim uma relação comercial de quase 75 anos. A representação directa das marcas é uma tendência que começou na Europa "há cerca de cinco anos", disse o administrador-delegado da Auto Sueco Automóveis num encontro com a imprensa. Jorge Guimarães salientou que a representação da Auto Sueco foi a última do mercado europeu a passar para a Volvo, e este facto ficou a dever-se aos "reconhecidos índice de fidelidade e de satisfação".
Como contrapartida, a Auto Sueca foi seleccionada para representar a Volvo no mercado brasileiro nos camiões e autocarros. Até à data estão presentes com três pontos de venda no Estado do Mato Grosso.
A perda da representação da Volvo tem um impacto negativo nas contas da Auto Sueco Automóveis da ordem dos cinco milhões de euros por ano. Valor que só começará a ter reflexos a partir de 2009, face ao número de veículos ainda em stock. Prevendo esta situação, a Auto Sueco entrou o ano passado na actividade de retalho multimarca, representando já sete marcas: Volvo, Ford, Honda, Mazda, LandRover, Isuzu e SsangYong. E o objectivo é atingir as 14 marcas no prazo de doze meses. Este ano, o grupo prevê atingir um volume de negócios superior a 100 milhões de euros, correspondendo à comercialização de seis mil veículos, dos quais quatro mil novos e dois mil usados. O objectivo é chegar às dez mil unidades até 2010.|- L.M.