Autárquicas/Resultados: Nuno Vaz diz que conquista do PS em Chaves foi "muito difícil"
Dezasseis anos depois, o PS recuperou a liderança no município de Chaves. Nuno Vaz derrotou António Cabeleira, que se recandidatava a um segundo mandato pelos sociais-democratas.
"Foi uma conquista muito difícil, resultou de muito trabalho, foram 34 dias seguidos de uma campanha porta à porta num concelho que tem milhares de pessoas", afirmou hoje à agência Lusa.
O novo presidente da segunda maior autarquia do distrito de Vila Real referiu que a "campanha foi muito local, muito centrada nas pessoas" e sublinhou que foi isso que deu a vitória ao PS.
"Estava à espera de ganhar, mas convencido que a diferença seria muito pequena, que iria ser contado voto a voto, que a discussão iria ser muito pequena, nunca pensei que o resultado iria ser tão significativo, sinceramente", afirmou.
Nuno Vaz foi eleito com 12.717 votos (51,43%) contra os 8.641 votos (34,95%) conseguidos pelo PSD.
"Fiz 550 quilómetros a pé durante a campanha toda, foi fisicamente muito exigente e as pessoas, no final, souberam avaliar", referiu.
O socialista salientou que, depois de tomar posse, a primeira medida a tomar "é simbólica" e tem a ver com "limpar a imagem da cidade".
"Temos muitos problemas para resolver efetivamente, mas a nossa primeira medida é simbólica, que é limpar, varrer, higienizar a imagem da cidade que foi muito abalada", referiu.
Depois, frisou que é preciso fazer "um diagnóstico da situação existente para perceber se algumas propostas já podem ser desenhadas no próximo orçamento ou se é preciso aguardar mais algum tempo".
Nuno Vaz tem 47 anos, é licenciado em direito e trabalha na câmara de Montalegre.