Autárquicas: PS/Fafe apoia independente adversário da candidatura socialista

O ex-vereador na Câmara de Fafe Antero Barbosa vai ser candidato à presidência da autarquia, à frente de uma lista independente, com o apoio da estrutura local do PS, avançou hoje à Lusa fonte do partido.
Publicado a
Atualizado a

O presidente da concelhia e ex-presidente da Câmara, José Ribeiro, assinalou que a intenção de candidatura foi anunciada por Antero Barbosa no jantar que o PS de Fafe organizou para assinalar mais um aniversário do 25 de Abril.

À Lusa, Ribeiro recordou que o apoio à candidatura de Antero Barbosa tinha sido confirmado, há cerca de 15 dias, por unanimidade, pelo secretariado do PS local.

O jantar foi organizado pela concelhia e reuniu cerca de 500 militantes, incluindo atuais e ex-dirigentes do PS e da JS locais, além de alguns dos atuais presidentes de junta.

Antero Barbosa falou aos militantes e recordou que em novembro do ano passado foi convidado por José Ribeiro para ser candidato do PS à Câmara e que aceitou porque, à data, Raul Cunha, atual chefe do executivo municipal, afirmava publicamente que não se pretendia recandidatar.

Lembrou ainda que, apesar da sua militância e dos valores socialistas, será candidato como independente, porque "houve um gabinete em Lisboa que colocou um pedregulho intransponível" no caminho que os socialistas locais tinham escolhido.

"Apresentar-me-ei com uma candidatura independente porque a isso sou obrigado", afirmou.

O antigo vereador referia-se à avocação do processo decidida no início do ano pela direção nacional do PS que impôs a recandidatura do atual presidente da Câmara, o independente Raul Cunha, semanas depois de a concelhia ter aprovado, por maioria, o apoio a Antero Barbosa.

"Eu não fujo com o peito às balas. A minha candidatura é para defender e honrar a nossa secção e os valores de Fafe e abril", comentou, reafirmando a sua disponibilidade para levar a candidatura até ao fim, com o apoio de José Ribeiro e de outros militantes socialistas.

"O PS não nos quis, eu não me junto a nenhuma força política, portanto vamos pelo caminho que temos disponível que é a apresentação de uma candidatura independente, onde eu serei o cabeça-de-lista", acrescentou.

Antero Barbosa admitiu a dificuldade acrescida que representa liderar uma candidatura independente, mas disse estar convencido que "o povo de Fafe será justo" e que "no dia 01 de outubro dará uma lição ao país e ao PS, "que avaliou mal este processo".

Defendeu depois não haver nenhuma razão que justifique a sua demissão do PS e que "a melhor forma de defender o partido no concelho é afrontar esta decisão [da nacional] que é de todo injusta e humilhante" para a secção socialista de Fafe.

O jantar do PS de Fafe alusivo ao 25 de abril aconteceu à mesma hora em que a candidatura de Raul Cunha, apoiada pela direção nacional, promovia outro jantar na cidade.

O processo eleitoral autárquico naquele concelho está a ser marcado por uma divisão no PS.

Recentemente, o Tribunal Constitucional julgou improcedente a ação do líder do PS de Fafe, José Ribeiro, que contestava a decisão da Comissão Nacional de Jurisdição sobre o processo eleitoral autárquico naquele concelho.

Face a esta decisão do tribunal, confirma-se, em definitivo, que o candidato do PS em Fafe nas autárquicas de 01 de outubro será o independente Raul Cunha, atual presidente da Câmara, que foi indicado pela direção nacional socialista, que avocou o processo, contra a vontade dos órgãos locais do partido.

O PS de Fafe, liderado pelo ex-presidente da Câmara José Ribeiro, tinha escolhido para candidato o ex-vereador Antero Barbosa.

A decisão de avocação do processo pela nacional foi impugnada pela concelhia na Comissão Nacional de Jurisdição, órgão que, contudo, julgou improcedente aquela matéria.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt