Autárquicas: Movimento Narciso Miranda Por Matosinhos quer obras na AEP e A28
"Há uma garantia absoluta de que comigo serão realizados. Isto é, comigo estes projetos sairão das gavetas para passarem para o terreno", declarou aos jornalistas o candidato independente Narciso Miranda, do Movimento Narciso Miranda Por Matosinhos, numa conferência de imprensa junto à estação de Metro da Senhora da Hora, para a apresentação de projetos sobre a mobilidade no concelho.
Os projetos a que o candidato se referia são obras na zona do nó da AEP (Rotunda dos Produtos Estrela) que, segundo o candidato Narciso Miranda, tem um projeto há 12 anos que apontava para um desnivelamento da Estrada da Circunvalação e do reperfilamento da A28 com os respetivos ramais de acesso para as duas vias que se cruzam.
"Esta obra está nas gavetas há 12 anos, é preciso termos força, termos credibilidade para que este projeto saia das gavetas e passe para o terreno", declarou Narciso Miranda, 60 anos de idade, e que no passado esteve à frente da Câmara de Matosinhos durante 30 anos.
O segundo problema que Narciso Miranda classificou de "grave" em matéria das acessibilidades em Matosinhos é a A28, e referiu que também neste caso há um projeto há 12 anos que aponta no sentido de passar de 2x2 para 2x3 faixas entre a Exponor e o Nó de Francos.
"Esta obra interliga-se com o desnivelamento do nó da AEP. (...) É preciso também, neste caso, retirar do fundo das gavetas um projeto que tem 12 anos para executarmos a obra", defendeu o candidato.
O Movimento Narciso Miranda Por Matosinhos identificou hoje um total de 12 novos e velhos problemas, que classificou de "complexos", na questão das acessibilidades aos transportes no concelho de Matosinhos, e elencou também a obra necessária da ligação da Galp à área do Porto.
"É uma obra que faz parte de um contrato assinado entre a Câmara de Matosinhos, o governo da altura e a Galp. Apontava para a Galp construir essa ligação em 2010", descreveu Narciso Miranda, referindo que se a obra fosse feita iria retirar os "autotanques da teia urbana", e ia criar "condições de melhor qualidade de vida para os cidadãos, mais segurança".
\tA ligação do Metro da Senhora da Hora até Asprela é outro projeto que Narciso Miranda identificou e quer ver executado caso vença as eleições autárquicas de 01 de outubro.
"Foi anunciado em 2010 e garantido o início da obra em 2010. Trata-se da ligação da linha do Metro da Senhora da Hora, rasgando o tecido urbano de Padrão da Légua, atravessando a cidade de São Mamede Infesta, ligando à linha do centro universitário da Asprela. É uma via estudada, com capacidade de viabilidade, indiscutivelmente prioritária que é preciso tirar do papel para a executar", disse.
Criar uma ligação de Metro entre Matosinhos Sul ao Polo Universitário de Campo Alegre, reconverter da Estação de Metro da Senhora da Hora, dotando-a de instalações sanitárias e proteção das intempéries, ou avançar com o projeto de "requalificação da Circunvalação" e transformá-la numa "via urbana" com equipamentos urbanos e que sirva também para a mobilidade e convívio das pessoas, são outros pontos identificados hoje por Narciso Miranda.
A criação de uma ligação no norte do concelho de Matosinhos de Perafita a Lavra e fazer uma rampa para o Hospital Pedro Hispano também fazem parte dos 12 pontos identificados hoje por Narciso Miranda.