Autárquicas: José Oliveira é o candidato da CDU à Câmara de Tábua

O funcionário da administração local José Manuel Oliveira é o candidato da CDU (PCP/PEV) à presidência da Câmara de Tábua, anunciou hoje a coligação.
Publicado a
Atualizado a

Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, o militante do PCP José Manuel Oliveira, de 53 anos, já tinha sido o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Tábua, no interior do distrito de Coimbra.

José Manuel Oliveira preside à Casa do Pessoal dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS), membro da Irmandade de São Sebastião, em Ázere, concelho de Tábua, tendo sido também presidente da assembleia geral da Liga dos Amigos desta freguesia.

A cabeça-de-lista da CDU à Assembleia Municipal de Tábua é a advogada Sandra Cristina Brito da Fonseca Marques Correia, residente em Midões, concelho de Tábua, que concorre na condição de independente.

A "reabertura das urgências" no Centro de Saúde em Tábua é uma das "principais ideias" da CDU para o município, onde as famílias também "não podem continuar a pagar umas das águas mais caras do país", afirma esta força política em comunicado.

"A promessa do atual Governo da recuperação ambiental das minas do Mondego Sul, em Ázere e Sevilha, tem de ser cumprida", adianta, por outro lado, recordando que os eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na Assembleia da União de Freguesias de Ázere e Covelo "sempre estiveram e estarão na primeira linha da batalha" pela recuperação ambiental das minas.

A candidatura dos comunistas e Verdes defende a valorização dos pequenos produtores e da agricultura familiar do concelho.

"A exemplo das últimas eleições de 2013, a CDU quer continuar a crescer em Tábua", onde dispõe de cinco mandatos nos órgãos autárquicos, um na Assembleia Municipal e quatro em assembleias de freguesia, segundo a nota.

Os outros candidatos conhecidos à Câmara de Tábua são Mário Loureiro, atual presidente do executivo, que se recandidata ao cargo pelo PS, e o empresário José Tavares Pereira, independente, que avança pelo PSD.

O executivo saído das autárquicas de 2013 integra cinco eleitos do PS, que ganhou as eleições com 57,39% dos votos, e dois da coligação PSD/CDS, que averbou 28,43% dos sufrágios.

Em terceiro lugar ficou a CDU, com 7,68% dos votos e nenhum mandato na Câmara.

A vila de Tábua é sede de um município cuja população tem como principais fontes de rendimento a agricultura, a pecuária e a alguma indústria, sendo de assinalar a produção de mobiliário e projetos no setor do turismo.

O município integra a sub-região do Pinhal Interior Norte, sendo, a norte, limitado pelo concelho de Carregal do Sal, a leste por Oliveira do Hospital, a sul por Arganil, a oeste por Penacova e a noroeste por Santa Comba Dão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt