Autárquicas: Independente João Nascimento prescindiu do apoio do PURP em Viseu
O candidato justificou que o seu "ideal político" não se enquadra com a filosofia das atuais forças partidárias e, por isso, decidiu concorrer à Câmara de Viseu sem qualquer apoio partidário, contrariamente ao que tinha anunciado no início de maio.
João Nascimento considera que, desta forma, está a fortalecer o lema da sua campanha: "Por Viseu - das pessoas para as pessoas".
Caso seja eleito, a sua intenção é revolucionar a atuação da Câmara, que é presidida pelo social-democrata Almeida Henriques.
João Nascimento foi membro do secretariado da comissão política do PS Viseu (1995-1997) e diretor de campanha em Viseu da candidatura de Jorge Sampaio às presidenciais de 1996.
No concelho são também já conhecidos como candidatos Almeida Henriques (PSD), Lúcia Silva (PS) e Fernando Figueiredo (BE).
O PSD foi o partido mais votado em Viseu nas eleições autárquicas de 2013, conquistando 46,37% dos votos (cinco mandatos). O PS conseguiu 26,84% dos votos (três mandatos) e o CDS-PP 9,56% dos votos (um mandato).