Autárquicas: Ex-presidente da Câmara Luís Leal é o candidato do PSD a Montemor-o-Velho
"Apostamos num nome tão forte com a convicção profunda de que vamos recuperar a Câmara Municipal" de Montemor-o-Velho, disse à agência Lusa o responsável da distrital do PSD, acrescentando que o nome já foi aprovado em sede da comissão concelhia, distrital e nacional.
Luís Leal, de 61 anos, liderou o município durante 12 anos e é atualmente membro do conselho de administração do porto da Figueira da Foz e de Aveiro.
Maurício Marques recordou que o último confronto entre Luís Leal e o atual presidente da Câmara, o socialista Emílio Torrão, levou a uma vitória "por uma margem muito expressiva" por parte do PSD, em 2009.
Nessas autárquicas, Luís Leal conquistou um terceiro mandato à frente do município com uma maioria absoluta (56,7% dos votos), sendo que em 2013 não pôde voltar a candidatar-se ao cargo por ter alcançado o limite legal de mandatos consecutivos.
"Ultrapassadas as fases mais delicadas relativas a infraestruturas básicas, temos agora que nos pautar pela aproximação às pessoas", afirmou Luís Leal, em declarações à Lusa.
A fixação de pessoas e o incentivo à criação de emprego "são os principais objetivos" do ex-edil de Montemor-o-Velho, que pretende melhorar as condições para o desenvolvimento da agricultura, captar investimento e reforçar o desenvolvimento cultural, desportivo e turístico do concelho.
O atual presidente da Câmara, Emílio Torrão, procura conquistar pelo PS o segundo mandato consecutivo à frente do município.
Também na corrida está a CDU, que volta a recandidatar Jorge Camarneiro, que nas autárquicas de 2013 conseguiu duplicar o número de votos e ser eleito vereador.
Em 2013, o PS conquistou o município com 40,45% dos votos, contra 35,95% do PSD e 11,08% da CDU.